A Grafologia
de Denise Castilla
Sobre o livro
«A grafologia não é uma ciência exacta»; «A assinatura é a chave de uma análise grafológica é determinante em certos processos de recrutamento»; «Podemos identificar um criminoso graças à sua caligrafia»; «A nossa forma de escrita evolui ao longo da nossa vida»…
A nossa caligrafia pode revelar, num dado momento, um estado de espírito, mas poderá ela também ser reveladora da nossa personalidade? Pretende-se com este livro «confirmar ou infirmar um certo número de ideias feitas em relação à Grafologia, disciplina que ganhou muita amplitude nestes últimos anos, tanto no recrutamento em empresas como no meio judiciário(...) e em muitos serviços hospitalares (...).»
Denise de Castilla, grafóloga, psicóloga e criminologista, diplomada pela Societé Française de Graphologie e membro do Groupement des Graphologues - conseils de France, trabalhou, durante muitos anos, na análise da escrita no meio hospitalar e prisional. Actualmente, exerce a sua actividade de grafóloga na área dos recursos humanos de diversas empresas, prosseguindo, simultaneamente, a sua profissão de psicoterapeuta.
É igualmente perita honorária em grafologia e psicologia no Tribunal da Relação de Paris.
Com origem na tradição ou nas modas, confundindo muitas vezes o que é falso com o que é verdadeiro, as Ideias Feitas estão sempre presentes no nosso pensamento. Os autores desta colecção tomam-nas como ponto de partida na procura de um esclarecimento distanciado e mais aprofundado sobre o que sabemos ou pensamos saber.