A Faculdade de Direito de Lisboa no seu Centenário - Volume II
Os Doutores
de Martim de Albuquerque, Luís Waldyr e Gonçalo Sampaio e Mello
Sobre o livro
Os dois volumes de História da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa correspondem a um trabalho colectivo de professores e investigadores escolhidos e coordenados pela Comissão do Centenário.
Esta Comissão foi presidida pelo Professor Catedrático Jubilado Prof. Doutor Martim de Albuquerque. Cabe-me a honra de ser o Director da Faculdade no ano em que se comemora o centenário e de poder, representando a sua comunidade escolar, agradecer aos autores, aos colaboradores, aos membros da Comissão e ao seu Presidente o trabalho efectuado em prol da nossa Escola.
Trata-se de um registo de factos, situações, opiniões, imagens, biografias e contributos das pessoas que fizeram da nossa Faculdade uma presença incontornável na História de Portugal. E também uma referência elevada do ensino superior universitário público do Direito no país, no espaço de língua comum e na Europa.
A História de uma instituição como a nossa não é linear, nem uniforme nas suas narrativas, ou desligada da percepção pessoal daquele que a escreve. Tal é a pluralidade que se encontra nestes textos que contam a História da FDL e que constituem o contributo mais geral e completo até hoje publicado para um conhecimento mais objectivo, aprofundado e documentado dos 100 anos da Escola.
No passado assim contado e no presente que fazemos encontramos as razões do orgulho que sentimos em ter aqui estudado, ensinado, trabalhado e vivido. Estão também aqui as bases do futuro de uma Escola que resiste à vulgarização do ensino jurídico; cresce em Democracia participada; defende a liberdade e a pessoa humana; se preocupa com os direitos sociais; e inscreve a palavra Direito na vida quotidiana de quem procura a Justiça.
O Director Prof. Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto