Grátis
Sobre o livro
Esta ambiciosa obra foi concebida com o intuito de responder à necessidade da existência de um estudo abrangente e documentado sobre a Europa medieval, no que diz respeito à sua complexidade e riqueza, mas de uma forma aberta tanto ao investigador como ao leitor não especializado.
David Nicholas sublinha a continuidade evolutiva que caracteriza este longo período e que pode ser encontrada mesmo em épocas de mudança e deslocação, pelas quais se dividem convencionalmente as diversas e sucessivas etapas da história ocidental: aqui, particularmente, entre os finais do mundo Romano e a Europa tribal dos séculos VI e VII, e entre o fim da Idade Média e o século XVI.
Numa abordagem fortemente comparativa, olhando para as diferenças regionais nas discussões da vida intelectual, das instituições políticas e sociais, do governo e dos desenvolvimentos económicos, David Nicholas, ao contrário da maioria dos autores que enfatizam a cultura clerical em detrimento da laica, oferece uma aproximação mais equilibrada, com secções sobre a cultura laica e vernacular do início da Idade Média bem como dos finais.
Num trabalho rigoroso o autor aproveita a oportunidade única proporcionada pela extensão cronológica e geográfica do seu estudo para explorar em profundidade, tanto no tempo como no espaço, aqueles que são, sem dúvida, os principais temas deste período. As suas páginas nunca se tornam superficiais ou simplistas; nem, por toda a quantidade de importantes informações que transmitem, a sua riqueza de detalhe alguma vez é levada a sobrepor-se às claras e vigorosas linhas dos argumentos. É uma notável realização.