A Ciência da Cruz em Tempos de Pandemia(s)
A espiritualidade do mistério redentor da Cruz em Edith Stein
de António José Gomes Machado
Sobre o livro
Todas as ajudas não são demais para viver, com alegria, tempos de turbulência.
Este pequeno livro de António Gomes Machado tem uma pretensão: ajudar a ultrapassar, sem alarde, o muro da contradição e do medo. Não é só a pandemia que nos impede de sorrir, mas qualquer tempo sem caminho, uma curva perigosa, um inimigo oculto.
Nada melhor do que estar bem acompanhado. Vamos com Edith Stein, Santa Teresa Benedita da Cruz, na riqueza multiforme dos seus dons, mulher de sabedoria e de ciência, servidora de Cristo, fiel à Verdade que sempre procurou apaixonadamente, mártir do Amor incondicional a Deus e ao seu Povo.
Que a leitura deste livro desperte, mais uma vez, a certeza da fé, alicerçada no amor de Cristo que tudo vence. E reforce o desejo profundo de nos deixarmos ensinar, pelos escritos de Edith Stein, na ciência da Cruz. Como António Gomes Machado afirma, a concluir, mostrando-nos a meta que a todos nos espera: «A Cruz não conduz ao fim, ao vazio. Mas abre a porta para a esperança, nesta vida e na vida eterna» (do Prefácio, escrito pelo Pe. Mário Garcia, sj).
São João Paulo II