A Cartilha da Benficofobia
de João Malheiro
Grátis
Sobre o livro
A Cartilha da Benficofobia da autoria do jornalista João Malheiro, com prefácio do presidente Rui Costa, exalta as comemorações dos 50 anos da conquista da Democracia, da Liberdade e da Paz, sublinhando a pronta e pública adesão do Sport Lisboa e Benfica, na pessoa do presidente Borges Coutinho, aos ideais do Movimento da Forças Armadas, que puseram termo ao regime ditatorial que vigorou quase meio século em Portugal, impelindo a esmagadora maioria dos cidadãos para um estado de pobreza, de privações múltiplas e de castigadoras intimidações.
A Cartilha da Benficofobia desmente de forma categórica aqueles que apelidam o Sport Lisboa e Benfica de clube do regime no chamado Estado Novo. Com factos e personalidades prova, de forma inequívoca, que o Clube jamais foi complacente com o regime ditatorial, foi mesmo acossado e discriminado, ao invés dos seus maiores rivais, cúmplices permanentes do salazarismo.
A Cartilha da Benficofobia é um documento essencial para os benfiquistas e todos os leitores interessados no futebol, evidenciando as virtudes democráticas do Sport Lisboa e Benfica no decurso do regime opressivo e a componente solidária e até subversiva de dirigentes, atletas e apoiantes.
A Cartilha da Benficofobia sublinha a génese popular do Sport Lisboa e Benfica, matriz preponderante no seu apoio maioritário na sociedade portuguesa antes mesmo da Revolução de Abril, suscetível de o guindar à condição de um dos poucos clubes míticos no contexto planetário.