A Aprendizagem Online de Inglês

de Hélder Fanha Martins 

Bertrand.pt - A Aprendizagem Online de Inglês
Editor: Edições Colibri
Edição: setembro de 2012
Portes
Grátis
10%
15,00€
Poupe 1,50€ (10%) Cartão Leitor Bertrand

Os estudos apresentados neste livro debruçam-se sobre educação online e sobre as percepções da utilização de uma metodologia de blended learning na reformulação dos papéis tradicionais de professores e alunos nos processos de ensino¬ aprendizagem, considerando unidades curriculares de Inglês de Negócios em duas licenciaturas de uma Instituição de Ensino Superior público em Lisboa.

Os estudos realizados pretendem explorar e encontrar abordagens mais eficazes para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem de línguas estrangeiras através da utilização da tecnologia Internet.

Procurou-se, ainda, reflectir e concluir sobre impactos e perspectivas de evolução que os ambientes online permitem percepcionar para a actividade de ensino¬ aprendizagem em geral e do Inglês como língua estrangeira em particular, promovendo instituições de ensino superior mais flexíveis e com um papel renovado e reforçado, numa sociedade crescentemente baseada no conhecimento como factor de desenvolvimento económico, social e cultural.

Índice:

Capítulo I - Introdução

Capítulo II - Revisão da Literatura
2.1. Introdução
2.2. Perspectivas sobre a aprendizagem
2.3. Perspectivas sobre a aprendizagem da língua estrangeira
2.4. Comunicação mediada por computador
2.5. Factores para promover a aprendizagem online
2.6. Meta-análise: taxonomia de factores que promovem a qualidade da aprendizagem online
2.7. Satisfação do aluno e professor em relação à aprendizagem online
2.8. Sumário

Capítulo III - Enquadramento tecnológico e instrucional

3.1 Introdução
3.2 Blended Learning
3.3 A Plataforma de e-learning como ambiente de ensino-aprendizagem
3.3.1 Ensino-aprendizagem com Wikis
3.3.2 Fóruns de Discussão
3.3.3 Ferramenta de comunicação síncrona na plataforma

Capítulo IV - Metodologia de Investigação

4.1 Introdução
4.2. Filosofia de Investigação
4.3. Validade
4.4. Fiabilidade
4.5. Metodologia de pesquisa
4.5.1 Recolha de amostras e participantes
4.5.2 Instrumentos
4.5.3 Procedimentos
4.5.4 Recolha dos dados
4.5.5 Análise dos dados
4.5.6 Justificação e limitações da metodologia
4.6. Sumário

Capítulo V - Resultados do estudo 1A - Factores que potenciam a qualidade da aprendizagem online

5.1. Introdução
5.2. Corroboração por outras publicações
5.2.1. O modelo de referência Sloan-C
5.2.2. Modelo metodológico para o ensino e aprendizagem online
5.2.3 Modelo pedagógico
5.2.4. O estudo do Institute for Higher Education Policy (2000)
5.2.5. Síntese dos resultados de outros estudos
5.3. Extensão e reorganização da taxonomia
5.4. Resposta à questão de investigação
5.5 Sumário

Capítulo VI Resultados do estudo 1B - Questionário aos estudantes e entrevistas aos professores

6.1. Introdução
6.2. Questionário aos estudantes
6.2.1 Resultados demográficos e de utilização
6.2.2 Índice de frustração
6.2.3 Factores que contribuem para a frustração dos alunos em relação à aprendizagem online
6.2.4 Índice de Satisfação
6.2.5 Factores que contribuem para a satisfação do estudante em relação à aprendizagem online
6.2.6 Análise de questões abertas
6.3 Entrevistas aos professores
6.3.1 Resultados das questões fechadas
6.3.2 Resultados das questões abertas
6.3.3 Factores que contribuem para a satisfação dos professores com a aprendizagem online
6.4 Sumário

Capítulo VII - Metodologia de Investigação: estudo 2

7.1 Introdução
7.2. Metodologia de pesquisa
7.2.1. Participantes
7.2.2. Procedimentos
7.2.3. Recolha dos dados
7.2.4. Análise dos dados
7.3. Sumário

Capítulo VIII - Resultados do estudo 2

8.1 Introdução
8.2. Questão de investigação 1
8.2.1. O Número de Palavras
8.2.2. Riqueza Lexical
8.2.3. Densidade Lexical
8.2.4. Complexidade Sintáctica
8.2.5. Resumo
8.3. Questão de investigação 2
8.3.1. Resultados do Questionário
8.3.2. Resultados das Entrevistas
8.4. Outras conclusões

Capítulo IX - Reflexões, Recomendações e Conclusão

9.1. Introdução
9.2. Estudos 1A e 1B
9.2.1. Reflexão metodológica
9.2.2. Reflexão substantiva e científica
9.2.3. Recomendações
9.2.4. Conclusão
9.3. Estudo 2
9.3.1. Limitações
9.3.2. Implicações e recomendações
9.4. Outras conclusões

Referências Bibliográficas

Da mesma coleção

Fundamentos do Processo de Decisão Estratégica na Indústria Seguradora Portuguesa
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
25,00€
Edições Colibri
Pratica Pedagógica Sustentada
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
7,50€
Edições Colibri
A Aprendizagem Online de Inglês
ISBN:
9789896892043
Ano de edição:
09-2012
Editor:
Edições Colibri
Idioma:
Português
Dimensões:
157 x 226 x 18 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
322
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.