“Sedia la fremosa...”
Textos de Teresa Brocardo
de Antónia Coutinho, Maria do Céu Caetano e Clara Nunes Correia
Grátis
Sobre o livro
Maria Teresa Brocardo (1959-2023) foi (e continuará a ser) uma referência incontornável nos domínios da Linguística Histórica e da História a Língua Portuguesa.
Professora catedrática do Departamento de Linguística da NOVA FCSH, investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), foi uma das criadoras do Grupo Gramática & Texto.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e Mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1994 apresenta o seu doutoramento à Universidade NOVA de Lisboa, defendendo uma tese intitulada "Crónica do Conde D. Pedro de Meneses de Gomes Eanes de Zurara. Edição e Estudo". Em 2007 prestou provas de agregação nesta Universidade, tendo, neste contexto, apresentado um trabalho intitulado "Lição sobre ‘Mudanças Morfológicas’ na História do Português - alguns aspectos da ¿exão verbal'".
Os seus trabalhos de investigação constituem marcos inquestionavelmente relevantes e incontornáveis para a investigação nesta área. ¶ Maria Teresa Brocardo participou ainda de forma ativa e empenhada na vida da NOVA FCSH: foi Presidente do Conselho Pedagógico (2002-2005), Coordenadora do Departamento de Linguística, Subdiretora para a Gestão Curricular e Estudantes (2021-2023) e Vice-Presidente do Conselho Cientí¿co (2022 a 2023).
* * *
A Teresa Brocardo estimulou sempre a dinâmica do grupo Gramática & Texto, como mostram os textos recolhidos neste volume. São textos ao jeito dos Workshops em Gramática &Texto: partem de um tema tido como transversal pelo grupo e assumem-se como investigação em curso (‘propostas de estudo’ e "nótulas", para usar expressões da própria Teresa). Dar-lhes uma unidade própria, neste volume, potencia novas leituras, reconverte-os em pontos de partida, abrem caminhos mais ou menos inesperados para o muito que se pode vir a fazer e a investigar. E, por serem textos breves, ¿camos com vontade de ‘saber’ mais.
* * *
"(...) Tenho procurado sublinhar que uma abordagem diacrónica abrangente dos processos linguísticos (contemplando, como referi, quer processos inovadores, quer processos de obsolescência, que se interligam e condicionam mutuamente na mudança linguística) implica necessariamente considerar não apenas formas mas também construções que competem e / ou contrastam na marcação de valores (relacionados, parcialmente sobrepostos, diferenciados ou opostos)".
[MARIA TERESA BROCARDO - (In "Sedia la fremosa ... Uma proposta de estudo diacrónico de ser (< sedere e esse) e estar em português"]