Fátima Ribeiro

Fátima Ribeiro

Biografia

Nasce em Gáfete, Crato, Portalegre.
É licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e pós-graduada em Artes Performativas. Atualmente dá aulas de argumento cinematográfico na ESTC e faz o doutoramento em Artes.
Inicia o seu trabalho no cinema em 1990, como anotadora e assistente; e no teatro em 1993, com a encenação de Menina Júlia, na Casa Conveniente, em Lisboa. O trabalho no teatro revelar-se-ia episódico, no cinema passará a sua vida profissional. Trabalha, entre outros, com os realizadores Fernando Lopes, João César Monteiro, António da Cunha Telles, Catherine Breillat e Fernando Trueba.
Entre 1997 e 2011 realiza, e escreve, quatro filmes. O argumento de um deles — Mais Tarde, de 2001 —, foi premiado pela Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos. Partilhou, entretanto, a escrita de argumentos com outros autores nos filmes Aparição, Raiva— prémio de melhor argumento adaptado da Academia Portuguesa de Cinema — e na série «Três Mulheres», todos estreados em 2018.
Desse ano é também o Grande Prémio do INATEL para Novos Textos de Teatro, que vence com a peça Bro. Em tudo isso pode estar e ser. É disso que fala nas aulas, é disso que fala nos filmes e nas coisas que escreve. Foi aluna de António Reis.
partilhar

bibliografia

Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,00€
Documenta

Quem comprou este autor também comprou

Três Conferências
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,00€
Edições do Saguão
Regresso a um Cenário Campestre
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.