Maria Odete Esteves Hilário
Biografia
Professora Associada e Chefe do Setor de Reumatologia Pediátrica, Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da UNIFESP-EPM. Vice-Chefe do Departamento de Pediatria da UNIFESP-EPM.
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Semiologia da Criança e do Adolescente
O livro está organizado em cinco seções:
Na primeira seção é abordada a história da criança e do adolescente, as mudanças de concepção e de seu papel na sociedade, bem como o processo de organização da assistência pediátrica, considerando o contexto dos serviços de saúde no país de forma mais ampla. Busca situar o profissional para uma atenção pediátrica contextualizada, reconhecendo as principais questões da atualidade e seu caráter dinâmico, respeitando a criança e o adolescente, sua família e seus valores.
A segunda seção aborda a relação médico-paciente e as especificidades da atenção pediátrica, sobretudo por se tratar quase sempre de uma relação mediada pelo adulto, pela sua família. Essa questão é particularmente importante nos dias de hoje, quando os avanços da tecnologia e das possibilidades de intervenção tendem a ocupar o espaço da consulta pediátrica e reduzir equivocadamente o papel do profissional.
Na terceira seção - Semiologia Geral -, seguem-se os cinco capítulos relacionados à abordagem de temas gerais - a anamnese, o exame físico, o crescimento e o desenvolvimento e as características de suas principais fases, incluindo o recém-nascido e o adolescente.
Na quarta seção estão nove capítulos que abordam a Semiologia dos Sistemas - dados importantes da anamnese, do exame físico e da semiotécnica correspondente.
Na quinta e última seção - Semiologia em Situações Específicas -, são abordados temas relacionados a sinais e sintomas freqüentes em pediatria, como febre e dor, e semiologia em situações especiais, como na criança gravemente enferma, nos acidentes e na violência, em oncologia, em infectologia, nas síndromes genéticas.
Em todos os capítulos, alguns princípios da assistência pediátrica estarão sempre presentes - a importância da escuta, do diálogo e do reconhecimento da criança e sua família como sujeitos, com nome, com uma história de vida, como seres humanos.
Conteúdo:
I) A Criança e o Adolescente na Sociedade e a Assistência Pediátrica
II) Relação Pediatra-Criança/Adolescente-Família
III) Semiologia Geral
1) Anamnese e Exame Físico em Pediatria
2) O Recém-nascido
3) Crescimento - Avaliação e Critérios de Normalidade
4) Desenvolvimento
5) O Adolescente
IV) Sistemas
1) Cárdio-circulatório
2) Respiratório
3) Urinário
4) Digestório
5) Neurológico
6) Endócrino
7) Hematopoiético
8) Locomotor
9) Tegumentar
V) Semiologia em Situações Específicas
1) Febre
2) Dor na Infância e na Adolescência
3) Dismorfologia, Sinais e Sintomas das Doenças Genéticas
4) Sinais e Sintomas em Oncologia
5) Acidentes e Violência
6) Sinais e Sintomas em Infectologia
7) Semiologia do Paciente Gravemente Enfermo
Na primeira seção é abordada a história da criança e do adolescente, as mudanças de concepção e de seu papel na sociedade, bem como o processo de organização da assistência pediátrica, considerando o contexto dos serviços de saúde no país de forma mais ampla. Busca situar o profissional para uma atenção pediátrica contextualizada, reconhecendo as principais questões da atualidade e seu caráter dinâmico, respeitando a criança e o adolescente, sua família e seus valores.
A segunda seção aborda a relação médico-paciente e as especificidades da atenção pediátrica, sobretudo por se tratar quase sempre de uma relação mediada pelo adulto, pela sua família. Essa questão é particularmente importante nos dias de hoje, quando os avanços da tecnologia e das possibilidades de intervenção tendem a ocupar o espaço da consulta pediátrica e reduzir equivocadamente o papel do profissional.
Na terceira seção - Semiologia Geral -, seguem-se os cinco capítulos relacionados à abordagem de temas gerais - a anamnese, o exame físico, o crescimento e o desenvolvimento e as características de suas principais fases, incluindo o recém-nascido e o adolescente.
Na quarta seção estão nove capítulos que abordam a Semiologia dos Sistemas - dados importantes da anamnese, do exame físico e da semiotécnica correspondente.
Na quinta e última seção - Semiologia em Situações Específicas -, são abordados temas relacionados a sinais e sintomas freqüentes em pediatria, como febre e dor, e semiologia em situações especiais, como na criança gravemente enferma, nos acidentes e na violência, em oncologia, em infectologia, nas síndromes genéticas.
Em todos os capítulos, alguns princípios da assistência pediátrica estarão sempre presentes - a importância da escuta, do diálogo e do reconhecimento da criança e sua família como sujeitos, com nome, com uma história de vida, como seres humanos.
Conteúdo:
I) A Criança e o Adolescente na Sociedade e a Assistência Pediátrica
II) Relação Pediatra-Criança/Adolescente-Família
III) Semiologia Geral
1) Anamnese e Exame Físico em Pediatria
2) O Recém-nascido
3) Crescimento - Avaliação e Critérios de Normalidade
4) Desenvolvimento
5) O Adolescente
IV) Sistemas
1) Cárdio-circulatório
2) Respiratório
3) Urinário
4) Digestório
5) Neurológico
6) Endócrino
7) Hematopoiético
8) Locomotor
9) Tegumentar
V) Semiologia em Situações Específicas
1) Febre
2) Dor na Infância e na Adolescência
3) Dismorfologia, Sinais e Sintomas das Doenças Genéticas
4) Sinais e Sintomas em Oncologia
5) Acidentes e Violência
6) Sinais e Sintomas em Infectologia
7) Semiologia do Paciente Gravemente Enfermo