Maria Irene Aparício
Biografia
Maria Irene Aparício, doutorada em Cinema pela Universidade Nova de Lisboa, é investigadora no IFILNOVA – Instituto de Filosofia da Nova, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde desenvolve um trabalho de Projeto de Pós-Doutoramento em cinema português, com o apoio da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Maria Irene Ângelo Aparício publicou vários ensaios, nomeadamente sobre a perceção da arte e da ciência, e apresentou uma série de documentos sobre questões cognitivas relacionadas com o filme.
As suas áreas de investigação, para além do Cinema e Filosofia, incluem a perceção, cognição e linguagem do Filme; História do Cinema, Estética e Memória (por exemplo, espaço, tempo e Emoção), particularmente em relação ao Cinema Português.
Maria Irene Ângelo Aparício publicou vários ensaios, nomeadamente sobre a perceção da arte e da ciência, e apresentou uma série de documentos sobre questões cognitivas relacionadas com o filme.
As suas áreas de investigação, para além do Cinema e Filosofia, incluem a perceção, cognição e linguagem do Filme; História do Cinema, Estética e Memória (por exemplo, espaço, tempo e Emoção), particularmente em relação ao Cinema Português.
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Cinema & Filosofia
Da "Filosofia do Cinema" ao "Cinema como Filosofia", a contemporaneidade do estudo do fenómeno cinematográfico é hoje predominantemente filosófica, essencialmente investindo na visão do filme como dispositivo de pensamento, instaurador de uma matriz social de percepção e compreensão. Mas se é verdade que do lado da Filosofia existe um crescente interesse pelo cinema, não é menos verdade que o discurso fílmico se tem tornado, ele próprio, década após década, crescentemente filosófico, tomando em consideração como o cinema moderno se foi assumindo como um cinema em busca de "mais pensamento". /// Através do projecto Film & Philosophy, mapping an encounter, procurámos contribuir para o desenvolvimento das relações interdisciplinares entre o Cinema e a Filosofia na Universidade portuguesa, considerando o notável incremento de que esta problemática tem beneficiado ao longo das últimas duas décadas, incremento este plasmado na proximidade crescente entre diferentes domínios da Filosofia contemporânea - do cognitivismo às filosofias da mente, da percepção, da linguagem ou das emoções - e a teoria, a prática, a estética e a crítica do Cinema.