Inês Sim-Sim
Biografia
Inês Sim-Sim, doutorada em Educação pela Universidade de Boston, foi docente na formação de professores, tendo coordenado mestrados e especializações e a Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa Nacional de Ensino do Português. Participou e dirigiu projectos de investigação e publicou nos domínios do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem da leitura (designadamente, as obras Avaliação da Linguagem Oral, 5ªedição, 2010; Ler e Ensinar a Ler, 2006; Desenvolvimento da Linguagem, 1998). Presidiu a órgãos de gestão de instituições do ensino superior, assessorou projectos e órgãos científicos nacionais e, mais recentemente, tem desenvolvido consultoria no apoio a políticas educativas de países africanos lusófonos.
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Desenvolvimento Profissional do Ensino da Língua
Após uma duração de quatro anos lectivos e um envolvimento de mais de 8 000 formandos, urge equacionar quais os principais contributos do Programa Nacional de Ensino do Português para um modelo de desenvolvimento profissional dos professores. Partindo dos referenciais teóricos que enformam o PNEP, equacionam-se indicadores de eficiência interna e de qualidade do referido programa e identificam-se características seminais, possíveis âncoras de futuros modelos de organização e gestão da formação de docentes.
Assumindo que a aprendizagem profissional dos professores afecta, em cadeia, a transformação da escola e as aprendizagens escolares dos alunos, detectam-se como pilares cruciais a coerência e a consistência interna de uma formação focada na prática lectiva e centrada em conteúdos curriculares bem definidos, desenvolvida no espaço escolar, num ambiente de cooperação entre pares, em que o apoio tutorial de colegas e a supervisão das instituições de ensino superior são alicerces inquestionáveis na qualidade atingida. A existência de materiais específicos de formação e a partilha de informação em rede, via núcleos regionais, surgem como determinantes no alargamento e consolidação da formação.
Assumindo que a aprendizagem profissional dos professores afecta, em cadeia, a transformação da escola e as aprendizagens escolares dos alunos, detectam-se como pilares cruciais a coerência e a consistência interna de uma formação focada na prática lectiva e centrada em conteúdos curriculares bem definidos, desenvolvida no espaço escolar, num ambiente de cooperação entre pares, em que o apoio tutorial de colegas e a supervisão das instituições de ensino superior são alicerces inquestionáveis na qualidade atingida. A existência de materiais específicos de formação e a partilha de informação em rede, via núcleos regionais, surgem como determinantes no alargamento e consolidação da formação.
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