Sobre o livro
Valores, Prosperidade e o Talmude: Lições de negócios dos Antigos Rabinos oferece conselhos sobre negócios que subsistem há milhares de anos. Enquanto os modismos empresáriais vêm e vão, as antigas lições do Talmude são eternas, profundas, éticas e práticas - e para todos.
Clássicos como A Arte da Guerra, de Sun Tzu, e O Príncipe, de Maquiavel, são agora leitura comum nas escolas de administração, mas o Talmude (do hebraico Talmud, "estudo") tem sido esquecido, principalmente devido ao seu grande volume - 2,5 milhões de palavras -, e à crença errónea de que é uma obra religiosa, mística ou sagrada. Escrito em 500, mas baseado em tradições orais que datam de séculos antes; o Talmude é um amplo manual que trata de quase todos os aspectos da vida - medicina, criação de filhos, astrologia, leis, alimentos, religião, negócios, bens imóveis, educação, filosofia e matemática -, transmitidos de geração a geração. Enfatiza os assuntos de negócios porque o comércio, mais do que qualquer outra actividade humana, testa a nossa índole moral e revela o nosso verdadeiro carácter, e porque os negócios nos oferecem algumas das melhores oportunidades de realizar bons actos, como fazer doações de caridade, dar emprego e criar prosperidade nas nossas comunidades e no mundo. Em vez de demonizar a riqueza e o comércio, o Talmude ensina-nos a tratar o comércio como uma maravilhosa oportunidade de aperfeiçoamento, desafiando-nos a pensar no trabalho e no dinheiro fora do enfoque limitado do egoísmo.
Valores, Prosperidade e o Talmude é um guia conciso dessa filosofia de negócios comprovada. Além das questões básicas relativas ao dinheiro, inclui conselhos do Talmude sobre problemas complexos de relacionamento patrão-empregado, sociedades, concorrência e muito mais.