Uma História do Corpo na Idade Média

de Nicholas Truong e Jacques Le Goff 

Bertrand.pt - Uma História do Corpo na Idade Média
Editor: Editorial Teorema
Edição: abril de 2005
13,78€
Esgotado ou não disponível

Na Idade Média o corpo é o lugar de um paradoxo. Por um lado, o cristianismo reprime-o constantemente («o corpo é a abominável vestimenta da alma» - diz o papa Gregório Magno). Por outro, é glorificado, nomeadamente através do corpo sofredor de Cristo («o corpo é o tabernáculo do Espírito Santo» - dia Paulo). Este ensaio, que tem a marca de um dos maiores historiadores da actualidade, Jacques Le Goff, visa estudar o corpo nesse longo período de mil anos que vai do século V ao século XV. Para colmatar aquilo que, logo na introdução, se chama a história de um esquecimento. Os títulos dos quatro capítulos do livro dão uma ideia da sua riqueza: Quaresma e Carnaval, Viver e morrer na Idade Média, Civilizar o corpo e O corpo como metáfora.

Críticas

"As palavras fazem as coisas, escreve Le Goff, e é assim que ele se propõe situar a Idade Média. Fora dos clichés, normalmente associados à época - para uns um longo sono, um tempo de obscurantismo, um buraco negro, para outros uma idade de ouro, onde coexistia uma fé autêntica e um nobre espírito de cavalaria, aliado ao sentimento do amor cortês - os autores deste livro democratizam a história e perspectivam o peso e a realidade do corpo, desmantelando a dicotomia carne/espírito."
Abril 2005

Uma História do Corpo na Idade Média
ISBN:
9789726956143
Ano de edição:
04-2005
Editor:
Editorial Teorema
Idioma:
Português
Dimensões:
170 x 240 x 15 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
186
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.