Um Filósofo em Nápoles
de Martin Mittelmeier
Grátis
Sobre o livro
No início do século XX, a paisagem romântica do golfo de Nápoles atraía escritores, poetas e filósofos. Figuras como Bertolt Brecht e Maksim Górki e personalidades ligadas à Escola de Frankfurt, como Theodor W. Adorno e Walter Benjamin, afluíam a Capri e Sorrento.
Martin Mittelmeier descreve como a experiência napolitana de Adorno o ajudou a criar as bases do seu pensamento filosófico da maturidade, tendo sido inspirado quer pelo mundo natural quer pelas conversas como intelectuais como Walter Benjamin e Alfred Sohn-Rethel.
A original fusão conseguida por Martin Mittelmeier entre filosofia e relato de viagens aprofunda o nosso conhecimento da intelligentsia europeia do início do século XX e convida-nos a redescobrir um dos pensadores mais influentes da história: Theodor Adorno.
Die Zeit
«Mittelmeier demonstra convincentemente que a fase napolitana da vida de Adorno, não sujeita a restrições ou regulamentos académicos, coloriu o seu pensamento filosófico posterior, visto por vezes como difícil e hermético.»
New Books in German