Um Conto de Duas Cidades
A Viagem de um Turista Curioso à Póvoa de Varzim dos anos 1950
de Steve Harrison
Sobre o livro
Este livro foi inspirado por uma fotografia tirada na Póvoa de Varzim, em 1956, pela grande realizadora de cinema, Agnès Varda. Recua aos anos 50 para contar a história das duas cidades da Póvoa: o Bairro Sul, que sobrevivia através de uma vida perigosa no implacável Atlântico, e a próspera cidade turística que ganhava dinheiro com a praia.
Nestas páginas, poderá explorar os dois lugares e vislumbrar um Portugal que desapareceu, e uma visão da vida quotidiana sob o governo ditatorial do Dr. António de Oliveira Salazar.
Na comunidade de pescadores, irá para o mar com os bravos homens que pescaram nas águas selvagens dos Grandes Bancos de Terra Nova. Depois, de volta à terra firme, verá o papel notavelmente dominante desempenhado pelas mulheres e como elas administravam todos os aspetos da vida no Bairro Sul. Irá descobrir como essa vida foi regulada por uma cultura única, que colocava estas pessoas num plano diferente do resto da sociedade portuguesa. E como essa cultura - seus valores e costumes - foi idealizada pelo Dr. Salazar e vista como o modelo social para o Portugal que ele tentou criar.
Será, depois, levado para um lugar muito diferente, onde conhecerá as pessoas cujas vidas foram transformadas pelo fluxo cada vez maior de turistas e o dinheiro que trouxeram consigo. Verá também como as aspirações económicas, sociais e, inevitavelmente, políticas dessas pessoas foram uma força disruptiva para a mudança no mundo idealizado pelo Dr. Salazar; como o seu regime usou a polícia secreta e informadores para manter o status quo; e como essas tensões finalmente explodiram em violência nas ruas da Póvoa de Varzim durante a visita apoteótica do General Humberto Delgado.
É o registo de uma testemunha, baseado em inúmeras horas de entrevistas com aqueles que viveram vidas totalmente alheias ao nosso quotidiano. Pois, então, resistiram à pobreza e a dificuldades para além da nossa imaginação. E viviam sob o tipo de ditadura que, pelo menos por enquanto, desapareceu da Europa moderna.