Grátis
Sobre o livro
Pensava-se que tivesse aparecido algures na África Oriental há 200 mil anos e eis que a sua presença é detetada muito antes e em todo o continente. Julgava-se que saíra do seu berço há 80 mil anos, até se terem descoberto, na China, fósseis muito mais antigos. Além disso, a genética mostrou que há 400 mil anos partilhávamos o planeta com outras três espécies do género Homo, hoje desaparecidas e com as quais nos miscigenámos!
É pois urgente fazer o ponto da situação relativamente aos nossos antepassados e ouvir as últimas notícias do Sapiens. Dos australopitecos ao Neolítico, os autores contam-nos a fascinante saga de um estranho primata, transformado para todo o sempre pela evolução e pelo nosso bem mais precioso: a cultura.
La Provence
«Poucas disciplinas foram tão abaladas nestes últimos anos como a pré-história. Eis a crónica de uma transformação assombrosa, que fez aparecer um estranho animal que vive de pé, presente em todo o lado, trazendo com ele uma poderosa cognição e cuja forma mais evoluída, o Sapiens, recebeu a herança de todas as outras. […] Além de nos proporcionarem uma preciosa síntese atualizada dos últimos resultados da investigação, os autores reconstituem, em sentido inverso o percurso desse migrante de demografia galopante que transformou o seu ambiente para todo o sempre.»
L’Archeologue
Sempre gostei da temática da pré-história e da evolução do Homem, logo este livro cativou-me à primeira. Está escrito com uma linguagem muito acessível por uma especialista no assunto. Vai de fato dar-nos outra perspetiva sobre a evolução humana e as misturas que poderão ter havido no nosso passado, que antes não sabíamos possíveis. Gostei muito e recomendo a quem gosta de História.
Dos australopitecos ao Neolítico, os autores contam a fascinante saga de um estranho primata, transformado para sempre pela evolução e pelo nosso bem mais valioso: a cultura. Um resumo cronológico da pré-história e da evolução humana nos últimos 50 mil anos. Tem algumas visões biológicas e fundamenta a interacção entre a natureza e a cultura.