The Practice of Mathematics in Portugal
de Luís Saraiva e Henrique Leitão
Sobre o livro
Nas últimas décadas têm-se desenvolvido muito consideravelmente os estudos em História das Ciências. Este desenvolvimento tem sido traduzido não somente pelo aumento do número de personalidades e assuntos estudados, mas essencialmente pela utilização de técnicas historiográficas mais sofisticadas e completas.
Em Portugal, contudo, não se fez ainda sentir muito o impacto desta modificação qualitativa na historiografia científica. Tem havido e continua a haver casos isolados de investigadores que apresentam trabalho de boa qualidade, mas regra geral (com a importante excepção da História da Navegação), a historiografia científica portuguesa continua sob a influência de atitudes características dos princípios do século XX.
Como resultado deste panorama, a história científica de Portugal (e em particular a da Matemática) ainda não é bem conhecida. Isto é ainda mais preocupante se pensarmos que o trabalho de investigadores estrangeiros que se têm ocupado de temas relativos a essa história é regra geral desconhecido em Portugal.
O Encontro de Óbidos apareceu precisamente como consequência desta situação: o objectivo dos seus organizadores foi reunir um conjunto de bem conhecidos investigadores estrangeiros e portugueses, de modo a que o trabalho recente em História da Matemática que de algum modo tocasse em temas portugueses pudesse ser exposto e debatido. Espera-se que a publicação das suas Actas seja um instrumento importante na necessária revitalização dos estudos sobre História da Matemática em Portugal.