Sistemas Embarcados
Hardware e Firmware na Prática
de Fernando Souza de Andrade e André Schneider de Oliveira
Sobre o livro
Esta obra explora os conceitos fundamentais no desenvolvimento de sistemas embarcados. Começa pela desmistificação do hardware, a diversidade de tipos, componentes, interfaces e comunicações. Na seqüência vem o desenvolvimento do firmware e o processamento de sinais digitais, dando suporte ao projeto de filtros digitais e aplicações de áudio. A última parte apresenta o dsPIC, de uma forma bastante prática, com exemplos que utilizam o compilador C30 da Microchip. Contém uma abordagem bastante didática, de forma a tornar a obra indispensável para o entendimento dos sistemas embarcados.
Seu conteúdo é indicado aos estudantes de engenharia e informática, professores, engenheiros, projetistas de hardware, hobbystas e profissionais da área.
Introdução
Capítulo 1 - Hardware
1.1 Transistor
1.2 Circuitos Integrados
1.2.1 Encapsulamento
1.3 Circuito Impresso
1.4 Sistemas Embarcados
1.4.1 Arquitetura Geral de um Sistema Embarcado
1.4.2 Memória de Programa
1.4.3 Memória de Dados
1.4.4 Memória de Armazenamento
1.4.5 Arquitetura Harvard x Von Neumann
1.4.6 Tecnologias de Projeto de Processadores RISC x CISC
1.4.7 Clock
1.4.8 Registradores
1.4.9 Contador de Instrução
1.5 Microprocessadores e Microcontroladores
1.6 Processadores Digitais de Sinais
1.7 Controladores de Sinais Digitais
1.8 Alimentação
1.8.1 Regulador de Tensão (tensão alternada/contínua)
1.9 Periféricos Externos
1.9.1 Oscilador Externo
1.9.2 Reset
1.10 Interfaces
1.10.1 Saída
1.10.2 Entrada
1.11 Comunicação
1.11.1 Paralela
1.11.2 Serial
1.11.3 USB
1.11.4 Firewire
1.11.5 Ethernet
1.11.6 Rádio
1.11.7 WiMax
Referências Bibliográficas
Capítulo 2 - Firmware
2.1 Linguagem de Programação
2.1.1 Linguagem de Baixo Nível
2.1.2 Linguagem de Máquina
2.1.3 Linguagem de Alto Nível
2.1.4 Estruturada
2.1.5 Orientada a Objetos
2.2 Tradução de um Software
2.2.1 Compilador
2.2.2 Ligação
2.2.3 Montagem
2.2.4 Carregamento
2.2.5 Depurador
2.3 Engenharia de Software
2.3.1 Ciclo de Vida de um Software
2.4 Execução de um Software
2.4.1 Prioridades
2.4.2 Interrupção
2.5 Processamento em Tempo Real
2.5.1 Fundamentos e Definições Básicas
2.5.2 Considerações em Aplicações com Áudio Digital
2.5.3 Conversão AD e DA
2.5.4 Codec
2.6 Processamento Digital de Sinais
2.6.1 Gerador Senoidal
2.6.2 Filtros
Referências Bibliográficas
Capítulo 3 - dsPIC®
3.1 Ferramentas de Desenvolvimento
3.1.1 Programadores e Depuradores
3.1.2 Ambiente de Programação e Compiladores
3.2 Famílias
3.2.1 Geral
3.2.2 Controle de Motores e Conversão de Energia
3.2.3 Sensores
3.3 Recursos
3.3.1 Osciladores
3.3.2 Alimentação
3.3.3 Power Saving Modes
3.3.4 Reset .
3.3.5 Watchdog Timer (WDT)
3.3.6 Fuses
3.3.7 Interrupções
3.3.8 Timers
3.3.9 Memórias EEPROM e FLASH
3.3.10 Universal Asynchronous Receiver Transmitter (UART)
3.3.11 Outros
3.4 Controle de Motores
3.4.1 PWM: Pulse Width Modulation
3.4.2 Ponte H
3.4.2 Motor de Passo
3.4.3 QEI: Quadrature Encoder Interface
3.5 Processamento de Áudio
3.5.1 Placa de Processamento de Áudio
3.5.2 Interface DCI
3.5.3 Programa Base para o Processamento de Áudio
3.5.4 Gerador Senoidal
3.6 Referências Bibliográficas
Apêndice A - Esquemático
Apêndice B - Layout
Apêndice C - Circuito Impresso
Anexo I - dsPIC30F
Anexo II - Bibliotecas C
Alimentação
Reset
Power Saving Modes
Interrupções
Timer
Universal Asynchronous Receiver Transmitter (UART)
Pulse Width Modulation (PWM)
Quadrature Encoder Interface (QEI)
Interface DCI
Índice Remissivo