Segredos da Alma

Uma história sociocultural da psicanálise

de Eli Zaretsky 

Bertrand.pt - Segredos da Alma
idioma: Português do Brasil, Português
Editor: Cultrix
Edição: janeiro de 2006
Portes
Grátis
10%
31,80€
Poupe 3,18€ (10%) Cartão Leitor Bertrand

Extremamente ambicioso, este é o primeiro livro a sintetizar a vasta herança e história internacional da psicanálise e a idéia psicanalítica desde suas origens no iluminismo até a era de ouro da análise no século XX, e a colocar a psicanálise em seu contexto social, cultural e econômico.
Eli Zaretsky mostra como os ensinamentos de Freud abriram terreno para o modernismo da década de 1920 e a revolução sexual da década de 1960. Ele parte das origens da psicanálise, descrevendo seus estreitos laços com a segunda revolução industrial, quando Freud substituiu a idéia iluminista do homem racional pelo conceito do inconsciente, mudança que, com o advento da Grande Guerra e da teoria da ansiedade, ofereceu explicações convincentes para os homens das guerras modernas.
Zaretsky mostra como a psicanálise fomentou a idéia de uma vida individual à parte da família, persuadindo as pessoas a voltarem-se para a introspecção, em vez de seguirem o caminho ditado pelos costumes ou pelo nascimento (Henry Ford, sem querer, apoiou Freud ao incentivar os operários a situarem sua identidade não na família ou no local de trabalho, mas sim no consumismo). Além disso, ele mostra como a psicanálise representou um obstáculo, mas, ao mesmo tempo, um fator de emancipação para as mulheres, os homossexuais e os norte-americanos de origem africana. E, por fim, mostra como a ênfase norte-americana no individual contribui para a boa aceitação das teorias freudianas nos Estados Unidos e como a psicanálise promoveu o surgimento de outras terapias e movimentos que, em muito casos, a substituíram.
Este é um livro pioneiro que apresenta em detalhes um dos movimentos de maior influência no século XX.

Segredos da Alma
Uma história sociocultural da psicanálise
ISBN:
9788531609435
Ano de edição:
01-2006
Editor:
Cultrix
Idioma:
Português do Brasil, Português
Dimensões:
175 x 247 x 20 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
416
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.