Bertrand.pt - Roteiros Republicanos - Leiria

Roteiros Republicanos - Leiria

de Acácio Sousa 

Editor: Quidnovi II
Portes
Grátis
10%
3,00€
Poupe 0,30€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock
portes grátis

Se a clivagem entre monárquicos e republicanos era, a nível da imprensa, aparentemente insanável, também os próprios monárquicos se combatiam. Na cidade as acusações não passavam da guerra de caneta, mas nos arredores tornavam-se usuais os distúrbios motivados por vinganças entre os diferentes caciques locais, sobretudo nas feiras ou em festas de arraial, digladiando-se o Leiriense e o Distrito de Leiria nas acusações das causas dos motins e da sua repressão, sendo comum que tanto dirigentes monárquicos oposicionistas, como republicanos se envolvessem entre si e todos contra as forças no poder.

Já na Marinha Grande, os problemas ganhavam uma outra dimensão. a crise continuada na Real Fábrica de Vidros, o desemprego, a falta de pagamentos e a fome, criavam ali uma situação verdadeiramente dramática e explosiva. As acções humanitárias, por iniciativa de monárquicos e republicanos, para além de boas vontades sinceras, motivavam ora apelos, ora críticas ao Governo.

A este propósito, o Leiria Ilustrada denunciava as conesias rendosas e traficâncias várias dos regeneradores no poder, aproveitando para apelidar o Districto… como um dos órgãos mais reaccionários do País.

Roteiros Republicanos - Leiria
de Acácio Sousa 
ISBN: 9789895547296 Editor: Quidnovi II Idioma: Português Dimensões: 199 x 249 x 8 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 128 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Literatura  >  Monografias
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.