Revista Ler - setembro 2015 - nº 139
de David Grossman, Pedro Mexia, Garth Risk Hallberg, Camilo Castelo Branco, Slavoj Žižek e Susan Sontag
Sobre o livro
Uma edição para guardar (como sempre)
Nesta edição do outono de 2015 um dos destaques principais vai para uma extensa entrevista a Pedro Mexia - poeta, crítico, colunista: «O que eu quero contar, baseado na minha vida, está na escrita. Sou uma pessoa bastante reservada, não tenho interesse nenhum em contar a minha vida às pessoas, mas, a escrever, tenho aquele material disponível, que sou eu. E nunca é ficção.»
Outra entrevista que marca presença nestas páginas é ao escritor israelita David Grossman, por Filipa Melo.
Mas há ensaios e artigos a não perder, como o que assinala os 125 anos passados sobre a morte desse extraordinário português que foi Camilo Castelo Branco - Hugo Pinto Santos descobre no escritor virtudes modernas e uma respiração surpreendente.
Susan Sontag lida, relida e simplificada por Isabel Lucas, a Síria através dos seus autores (num artigo de Margarida Santos Lopes), um ensaio de Djaimilia Pereira de Almeida, o retrato da infância no cinema, por João Lameira, as primeiras páginas do consagrado romance Cidade em Chamas, de Garth Risk Hallbergn- e ainda as crónicas de Abel Barros Baptista, Eugénio Lisboa, Leonor Baldaque, Tiago Cavaco e Manuel da Silva Ramos, entre outros, e a entrevista de última página com Vasco Luís Curado, que acaba de publicar novo livro.
Como sempre - uma edição para guardar.