Revista Ler - Inverno - 2021/2022 - Nº 161
Grátis
Sobre o livro
• 60 LIVROS PARA RECORDAR 2021. A ESCOLHA DA LER. Os melhores livros do ano escolhidos pelos colaboradores da revista. 60 livros que não esqueceremos, distribuídos por ficção, não-ficção e poesia. O seu guia dos melhores livros quando quiser recordar 2021.
• NATUREZA. Imaginemos que pegando Ralph Waldo Emerson, Isabel Lucas descobriu a estranha força dos autores americanos que escrevem sobre a natureza. João Pedro Vala acompanha-a, à distância, lendo Proust: a visão literária da Natureza é apenas uma ilusão.
• FREDERICO LOURENÇO. «A tradução pode transmitir o significado das palavras, mas não a poesia.» Depois de várias traduções do grego (incluindo a Bíblia dos septuaginta), Frederico Lourenço traduziu as Bucólicas, de Vergílio, em edição bilingue. O que é tão atraente em Vergílio, o poeta cujo espírito passeia pela baía de Nápoles? Entrevista de Hugo Pinto Santos.
• UMA MULHER COM CANCRO, UM PSICÓLOGO E UMA VIRGEM ENTRAM NUM DEATH CAFÉ. Analista de dados depois de estudos em física teórica, Lara Vaz Pato vive na Holanda e também escreve textos de humor. No início da pandemia foi-lhe diagnosticado um cancro no pulmão. Uma confissão, à maneira de um relâmpago da memória, mas sempre esvoaçando entre o riso e a nostalgia.
• VIDA SIMPLES, comida & bebida EM LYON. Sonhar com cabeça de vaca. Enumerar uma dúzia e meia de vinhos. Imaginar que tudo isto seria ainda melhor se Balzac estivesse mesmo aqui ao nosso lado. Sonhar com vinhos e comida. Passar uma semana nisto — era o projeto de Luís M. Jorge, que sonhou com Lyon antes de Lyon se apresentar à sua frente.
• SONTAG. Susan Sontag é uma das intelectuais mais influentes da cultura americana da atualidade. Foi a última estrela literária dos Estados Unidos numa época em que escritores, mais do que meramente respeitados ou conceituados, poderiam ser famosos. Um extrato da monumental biografia de Sontag, de Benjamin Moser.
• CRÓNICAS. De Abel Barros Baptista, Tânia Ganho e Eugénio Lisboa.
• POLICIAIS. Como se pode arruinar a vida depois de entrar no temível mundo das listas de «melhores romances policiais de sempre» - ou seja, aqui estão as escolhas de Daniel Rio, um leitor profissional de histórias de detetives clássicos.