Revista de História da Sociedade e da Cultura N.º 13

 

Bertrand.pt - Revista de História da Sociedade e da Cultura N.º 13
Editor: Sagesse
Edição: dezembro de 2013
Portes
Grátis
10%
8,00€
Poupe 0,80€ (10%) Cartão Leitor Bertrand

Editorial

O reconhecimento mundial, em 2013, do património material e imaterial de Coimbra, centrado no saber da sua Universidade e dos seus "colégios", na sua arquitectura monumental e popular, na sua paisagem rural e urbana profundamente moldada desde a Idade Média, no seu peculiar e propalado modus vivendi… não surpreendeu o conhecedor e o amante de tal património. Que convém estudá-lo e divulgá-lo mais, como se procede através de alguns artigos inseridos no actual número da "Revista de História da Sociedade e da Cultura", também merecerá a unanimidade. Contudo, não estamos a defender, nem sequer a alimentar através da via do conhecimento, o autismo da actuação e da afirmação da cidade universitária de Coimbra, já que, directa ou indirectamente, a sua história está obrigatoriamente ecologizada em espaços de escalas variáveis (o local, o regional, o nacional, o europeu, o mundial) e em tempos ou diacronias de longa e longuíssima duração (desde a Idade Média até ao século XX). Como outros artigos também sugerem. Por definição, uma Universidade é uma instituição que investiga e ensina à escala da universalidade, pelo que o processo de intelectualização, embora brotando de uma realidade local, terá sempre tendência a escapar a esse limes e a romper, até, com quaisquer fronteiras culturais e ideológicas. Tal não significa porém, mesmo no caso de uma universidade tida por clássica, que ela se desapegue do interesse regional e local. Antes pelo contrário, e o "Centro de História da Sociedade e da Cultura" dá disto mesmo exemplo ao desenvolver, desde há anos, um projecto de investigação intitulado "História da Região Centro" [de Portugal].

8 Editorial

Nesta mesma linha de pensamento, ninguém ou quase ninguém ousará contestar que, se uma universidade é um entreposto do saber adquirido ao longo do tempo com especializações à escala mundial em algumas matérias ou disciplinas, o acesso a tal reservatório deve estar, em primeiro lugar, à disposição das comunidades humanas mais próximas. Só assim é que uma universidade alcandorada a "Património Mundial" fará jus à universalidade, terá o reconhecimento pleno, será adequadamente promovida e esperará ser preservada pelos "seus".

João Marinho dos Santos
Ex-Coordenador Científico do Centro de História da Sociedade e da Cultura

Revista de História da Sociedade e da Cultura N.º 13
ISBN:
0567011186753
Ano de edição:
12-2013
Editor:
Sagesse
Idioma:
Português
Dimensões:
160 x 230 x 20 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
496
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.