Bertrand.pt - Retrato do Brasil

Retrato do Brasil

Ensaio sobre a tristeza brasileira

de Paulo Prado 

idioma: Português do Brasil, Português
Editor: Companhia das Letras
16,96€
Notifiquem-me quando disponível.

Em dezembro de 1928 surgia o Retrato do Brasil. O pequeno livro provocou uma polêmica que mobilizou a imprensa até abril do ano seguinte. Às vezes, num mesmo exemplar de jornal aparecia mais de um artigo. A primeira edição esgotou-se rapidamente. E duas outras tiragens seguiram o mesmo caminho.
Qual a razão de tamanho barulho? O ensaio de Paulo Prado remava contra a maré e denunciava a estagnação em que vivia mergulhado o país. Fustigando os ufanistas, anunciava o fim violento da Primeira República. O diagnóstico seria confirmado com a revolução de outubro de 1930. Escrito numa prosa sóbria, que conquista o leitor com seus efeitos plásticos, Retrato do Brasil expõe cruamente as mazelas dos brasileiros e faz.-nos refletir sobre os seus defeitos de formação e a tendência para a retórica na política, que, absorvendo as energias, adia o enfrentamento da questão social.

Retrato do Brasil
Ensaio sobre a tristeza brasileira
de Paulo Prado 
ISBN: 9788571646360 Editor: Companhia das Letras Idioma: Português do Brasil, Português Dimensões: 120 x 160 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 320 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Literatura  >  Ensaios
Livros  >  Livros em Português  >  Política  >  Política Internacional
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.