Renascer em Mortes
de Leandro C. Martins
Grátis
Sobre o livro
Renascer Em Mortes é uma obra de poesia cuja estrutura está dividida em sete capítulos, sendo que do segundo ao sexto (inclusive) cada um representa uma fase do sono: Fase 1, Fase 2, Fase 3, Fase 4 e REM. Já o primeiro capítulo e o último, que se vêem desprovidos de uma fase pela qual se designem, funcionam como um espaço enigmaticamente aberto para reflexão e ponderação.
A obra retoma a posição freudiana relativamente ao sonho e à me¬mória e, portanto, reflecte, através da reiteração temática, uma certa cicli¬cidade viciosa que tanto o sono nos revela, como a realidade, por vezes, nos força a vivenciar. Para além de uma dormência latente constantemen¬te reiterada, a obra é construída através de uma valorização da perceção do mundo através de experiências individuais e de uma certa melancolia.
Ao ser comparada a uma noite de sono, a obra levanta também questões interessantes quanto à intencionalidade. Tratar-se-á efectiva¬mente de uma obra de arte que finge ser sono, ou será, na verdade, uma noite de sono que finge ser um livro? Mergulhado nesta questão, o sujeito poético apenas reconhece que busca a libertação de certos lapsos freu-dianos, tendo por finalidade a obtenção de uma tabula rasa para, a partir dela, reconstruir a sua vivência e obra poética.