Bertrand.pt - Rating Social

Rating Social

Análise do valor económico-laboral nas organizações empresariais

de José Eduardo Carvalho 

Editor: Universidade Lusíada Editora
Edição ou reimpressão: abril de 1999
Portes
Grátis
20%
15,61€
12,49€
Sujeito a confirmação no Editor
portes grátis

A problemática do emprego/desemprego tem actualmente um tal grau de complexidade que, certamente, nunca chegará o dia em que todos os estudos e análises estejam concluídos e, tão pouco, todas as condições reunidas, para solucionar integralmente o problema.
As exigências de novos tipos de capacidades e de competências-chave, ou nucleares, do factor humano postula uma mudança de paradigma na forma de organizar o trabalho e dirigir as pessoas. A combinação de tecnologias modernas com antigos modos de gestão do factor humano é a forma de organização mais prejudicial em termos de produtividade e rentabilidade e, consequentemente, de competitividade.
Mas, porque as pessoas numa organização são o factor crucial para atingir resultados associados a uma estratégia competitiva, duas questões se colocam:
-Que qualidade de desempenho tem de demonstrar a empresa, enquanto organização humana, para ser competitiva?
- Como notar a performance da organização económico-laboral, no sentido de diferenciar a empresa que compete com estratégia de qualidade do valor humano, daquela que compete com estratégia de redução de custos do pessoal?
A presente obra está estruturada no sentido de contribuir para as respostas às questões formuladas. Com este objectivo cria-se o conceito "rating-social": uma análise multicritério que, à semelhança do "rating" financeiro, avalia o risco do factor humano no cumprimento das metas da empresa. (J. Eduardo Carvalho)

1. O problema
1.1. Problemática do desemprego
1.2. O novo metabolismo empresarial
1.3. Perspectiva do projecto
2. Circularidade funcional entre e económico e o social
2.1. O jogo dos actores empresarias
2.2. Os dilemas ou valores opostos
2.3. Estudo empírico da performance sócio-económica
2.4. Linhas de força do capítulo 2
3. Emergência do valor humano no mesosistema empresarial
3.1. Os juízos de valor
3.2. Modelo de racionalidade na análise do valor económico-laboral
3.3. Estudo exploratório da análise do valor económico-laboral
3.4. Linhas de força do capítulo 3
4. Activação de esquema de notação da performance económico-laboral (rating social)
4.1. Sistemas de notação empresarial (rating)
4.2. Modelo analógico postulado para notação da performance económico-laboral
4.3. Estudo exploratório do "rating-social"
4.4. Linhas de força do capítulo 4
5. Reflexão final
5.1. As mudanças necessárias
5.2. Da utopia ao projecto
5.3. Síntese das linhas de força

Rating Social
Análise do valor económico-laboral nas organizações empresariais
ISBN: 9789728397050 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Universidade Lusíada Editora Idioma: Português Dimensões: 150 x 230 x 20 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 276 Tipo de Produto: Livro Coleção: Teses Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Economia, Finanças e Contabilidade  >  Economia

Sugestões

Freakonomics - O Estranho Mundo da Economia
20%
portes grátis
16,65€ 13,32€
Editorial Presença
A Economia em 24 Lições
20%
portes grátis
15,00€ 12,00€
Editorial Presença
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.