Quem Mexeu no Meu Queijo
de Spencer Johnson
Sobre o livro
Quem Mexeu No Meu Queijo? é um sucesso de vendas sem paralelo por todo o mundo, com milhões de exemplares vendidos e traduzido para mais de vinte línguas.
Mas mais do que um best-seller, Quem Mexeu No Meu Queijo? tornou-se uma obra de referência quase indispensável no campo da gestão, e um clássico indisputável na auto-ajuda. Talvez o segredo do seu sucesso seja a forma como transmite, numa linguagem simples e através de uma divertida parábola, ensinamentos profundos sobre a melhor forma de lidar com a mudança e instrumentos valiosos para compreender um mundo em constante mudança a um ritmo cada vez mais acelerado.
Comentários
-
Encara a mudança como algo magnífico
A obra estava no mercado, estávamos no ano de 2003. Foi-me recomendado por uma cliente/ socióloga. Li-o numa tarde e mudou-me de instantâneo. Ajuda-nos a encarar a vida com uma nova perspetiva, com carácter didático que pode ser usado a título pessoal, profissional e social. Deixei de encarar a vida como um dado adquirido e sim como um dado em aquisição. Um querer mais, um lutar um procurar constante e tudo através da "simples" vida de uns ratinhos.
-
Lidar com a mudança
Tem como mensagem principal a reação e adaptação em tempos de mudança. Reflete a forma como cada um de nós reage às adversidades.
-
Quem Mexeu no Meu Queijo
Spencer Johnson aborda o tema “Mudança”, a dificuldade de mudar e o desaparecimento da estabilidade: Dois ratos vivem num labirinto habituados a ter o seu queijo, vivem sem preocupações até que o queijo desaparece. Uma fábula que demonstra que tudo na vida muda.
-
Quem Mexeu no Meu Queijo
Este é um livro que quase todos os leitores já leram, por ser tão popular. Destaca-se por marcar o leitor e até mesmo por ter a capacidade de nos mudar a vida. É sem duvida, um livro que nos faz refletir e motivar.
-
"Liderar como quem come um queijo"
Não é por acaso que este livro se tornou referência nos campos da autoajuda e da gestão. Na verdade, é uma das obras mais marcantes sobre as formas de lidar com a mudança. Este livro é de leitura rápida e linguagem simples mas contém uma mensagem muito forte. Fez-me refletir sobre a vida, ensina-nos a lidar com a mudança e a descobrir formas de enfrentá-la de forma positiva. Transmite grandes lições ao mesmo tempo que nos confronta com uma parábola bem divertida sobre dois ratinhos que procuram o seu queijo.
-
"Quando ultrapassas o teu medo, sentes-te livre"
Fungadela e Correria, Pigarro e Gaguinho, são pequenos ratos que nos representam nesta alegoria. Um livro pequeno mas grande na mensagem de adaptação e reação em tempos de mudança. Reflete perfeitamente a forma como cada um de nós reage na adversidade e quais as grandes diferenças dos respetivos resultados.
- ver menos comentários ver mais comentários
Uma das formas mais eficazes de comunicação é contar uma boa história. E foi essa a forma que o autor arranjou para transmitir uma mensagem importante nos dias que correm. E essa mensagem é a de que é preciso saber mudar o modo de actuação num mundo que está em constante mudança.
Este pequeno livro, através de uma pequena história em forma de metáfora, ensina-nos uma lição importante: Não nos podemos acomodar na vida. É um livro muito interessante para adaptar na vida e no trabalho. Recomendo, lê-se de uma forma muito rápida, e é uma leitura agradável.
Quando comecei a ler este livro, nem imaginava o que era possível aprender com ratos e duendes. Um livro e parábolas que são perfeitamente adaptáveis ao nosso dia a dia. Simples, prático e rápido de ler. Todos queremos alcançar e preservar os nossos objetivos, sejam eles chamados de relações amorosas, profissionais, realizações pessoais ou de "queijos" e neste livro podemos aprender como o fazer se nos deixarmos levar pela onda da mudança.
Esta foi uma das frases do livro que me marcou mais. Este é um livro sobre mudança, sobre como cada "tipo" de pessoa encara a mudança. Sobre como aceitando e abraçando a mudança nos podemos libertar e descobrir coisas maravilhosas (principalmente a maravilha da vida). Um livro surpreendente pela sua pertinência e simplicidade.
Neste livro o autor mostra-nos que em tempos de constante mudança, quer a nível pessoal quer a nível profissional, a adaptação é sempre necessária e de forma diferente para cada um, sendo assim o autor cria um rol de personagens, usando ratinhos de forma a explicar como devemos encarar essa mudança dependendo do perfil de cada um. Se gostou deste livro não pode deixar de ler "O nosso icebergue está a derreter" de John Kotter