Psicologia do Trabalho
Uma Introdução à Psicologia Industrial/Organizacional
de Diane Krumm
Sobre o livro
O livro está fundamentado na perspectiva histórica das diferentes concepções do trabalho. A presença dessa perspectiva torna o livro actualizado para o brasil, na medida em que as instituições de ensino superior na área de ciências humanas e sociais valorizam a perspectiva sócio-histórica dos temas investigados por esse domínio da ciência. É o caso, por exemplo, da relação histórico-conceitual entre as categorias industrial e organizacional, abordada na primeira parte do livro. A própria autora comenta que a discussão dessas categorias localizada na primeira parte do livro é um diferencial pois a maioria das abordagens do tema, pressupõem de saída uma separação entre as categorias, começando pela psicologia industrial e terminando com a psicologia organizacional.
Características do livro - lado a lado a abordagem mais histórica, que discute a relação entre psicologia industrial e psicologia organizacional, Diane Krumm dedica um capítulo inteiro do livro ao estudo da metodologia de pesquisa, específica a psicolgia industrial/organizacional. Isso possibilita ao estudante de graduação em psicologia, administração e pedagogia, rever os principais métodos de pesquisa conduzidos nas ciências humanas e sociais, e que comumente são aprendidos no início da graduação, nas disicplinas de metodologia e técnicas de pesquisa, bem como mostrar a relevância em dominar esses métodos no que se refere a pesquisa em psicologia industrial/organizacional; a presença de um capítulo sobre metodologia evidencia ainda a relevância concedida pelo livro a relação teoria-pesquisa; após a primeira parte do livro, dedicada à discussão histórico-conceitual e metodológica, os capítulos foram estruturados de modo a apresentarem primeiramente os tópicos organizacionais e, em segundo lugar, os tópicos relativos à área industrial. Todavia, após a primeira parte mais dedicada à fundamentação teórica do tema, cada capítulo apresenta autonomia relativa, permitindo a intervenção do professor no modo de sequenciar a aprendizagem do tema e a leitura dos capítulos pelo estudante; a linguagem do livro é própria ao estudante de graduação de psicologia, administração e pedagogia. O livro apresenta em cada capítulo gráficos e tabelas com dados a respeito do tema abordado, uma secção de estudo de caso, questões de revisão dos pontos mais importantes do capítulo e exercícios na web. Isso possibilita ao estudante de graduação que já apresenta interesse pela área industrial/organizacional, maior intimidade com o tema.