Ana Patrícia Pousadas da Rosa Canha Couteiro, nasceu em São Sebastião da Pedreira, Lisboa a 14 de julho de 1978. Sendo uma criança prematura nasceu mais cedo do que o previsto e inesperadamente a sua mãe foi obrigada a interromper as férias na praia e a viajar de táxi aéreo de Faro para a Maternidade Alfredo da Costa. Por isso e desde cedo, Patrícia é uma apaixonada pelas viagens!
Viveu a sua infância e juventude em Gavião, distrito de Portalegre, no seu tão querido Alto Alentejo. Em 2002, licenciou-se em Psicologia Aplicada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e em 2010 tornou-se Mestre em Psicologia Clínica pelo mesmo Instituto, atualmente designado por ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Com a sua contínua paixão pelas PESSOAS e pelas RELAÇÕES HUMANAS, em 2015 pós-graduou-se em Direção e Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Camilo José Cela– Madrid. Em 2016, foi-lhe atribuído o título de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e de formadora acreditada pelo Conselho Científico da Universidade do Minho. Continuou o seu caminho académico, especializando-se em Hipnose Clínica pela Faculdade de Medicina de Lisboa e estudando Parapsicologia através do Instituto de Psicologia Paranormal de Buenos Aires. O seu percurso profissional foi marcado pela intervenção na área da Educação e do Abandono escolar, trabalhando no programa PETI. Programa para a Prevenção e Eliminação doTrabalho Infantil.
Exerceu e exerce funções de formadora em diferentes contextos e com diferentes públicos-alvo. Realizou diversas ações de formação e sensibilização sobre comunicação, motivação, cooperação e mediação de conflitos com o objetivo de promover a reflexão sobre a criação de ambientes de trabalho e de VIDA mais saudáveis. Desenvolveu investigação na área do Desenvolvimento do Raciocínio Moral e na área doTeatro Terapêutico, estudando traços de personalidade em atores profissionais de teatro. Consciente que o SER HUMANO pode e deve ser guiado mas tem e deverá sempre ter o livre arbítrio sobre a sua VIDA, reconhece na sua profissão a bênção de diariamente poder fazer a diferença na vida das PESSOAS, contribuindo para a saúde e bem-estar das mesmas. Na sua primeira obra literária editada em 2015 - PSEUDOVIDAS - Patrícia Canha Couteiro, transmite uma das vertentes marcantes da sua personalidade – o humor, conjeturando e brincando com a Psicologia e o comportamento humano, acreditando que RIR é uma das melhores terapias à fase da TERRA! Em SENTIR E PENSAR: Determina o Ser e o Estar, presenteia-nos com a sua visão da existência no MUNDO e DAS RELAÇÔES HUMANAS acreditando que só com Fé e dando de coração o melhor de Nós Mesmos aos Outros, poderemos ser verdadeiramente melhores PESSOAS E MAIS...(...)