Bertrand.pt - Princípios de Microeconomia

Princípios de Microeconomia

de Paulo Ferreira e António José Morgado 

Editor: Rei dos Livros
Edição ou reimpressão: março de 2016
Portes
Grátis
10%
21,90€
Poupe 2,19€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Envio até 4 dias
portes grátis

O Livro Princípios de Microeconomia foi escrito com dois objectivos primordiais: por um lado, ser um livro introdutório e, por outro, constituir uma ponte para a mais fácil compreensão de bibliografia mais avançada.
Neste volume, os alunos encontrarão o programa completo de uma unidade curricular tradicional de Introdução à Microeconomia, mas também serão confrontados com elementos que vão para além desse programa, o que faz deste livro uma referência bibliográfica adequada para cursos de licenciaturas na área das ciências socioempresariais em cujos curricula exista apenas uma, ou mesmo duas unidades curriculares de Microeconomia.
Foi uma opção dos autores não incluir nas temáticas abordadas questões mais avançadas como sejam: falhas de mercado e problemas de informação, escolhas em contexto de incerteza, Economia do bem-estar, equilíbrio geral, outras estruturas de mercado que não a concorrência perfeita e o monopólio, entre outros temas, que serão objecto de estudo noutro volume complementar a este.
Este livro é composto por dez capítulos. No Capítulo 1 abordam-se os conceitos essenciais da Economia e apresentam-se as problemáticas de base, bem como a metodologia utilizada nesta ciência social. O Capítulo 2 trata do conceito de custo de oportunidade, fundamental para a compreensão da noção de custo económico. O Capítulo 3 introduz o modelo da fronteira das possibilidades de produção, como ilustração do conceito de eficiência na produção e fazendo uma breve incursão na teoria do comércio internacional. No Capítulo 4 tratam-se das curvas de procura e oferta assim como do equilíbrio Marshalliano. O Capítulo 5 aborda as elasticidades da procura e da oferta e a forma como se relacionam com o equilíbrio de mercado e com as alterações a esse equilíbrio, nomeadamente na sequência de intervenção governamental. O Capítulo 6 aborda a teoria do consumidor e o comportamento racional, subjacente à curva de procura individual. Os Capítulos 7 e 8 tratam do problema do produtor, a partir de duas perspectivas diferentes: primeiro na ótica da produção e depois na ótica dos custos, a partir das quais se deduz a oferta individual em contexto concorrencial. O Capítulo 9 aborda os mercados e a escolha ótima das empresas, especificamente nos casos da concorrência perfeita e do monopólio. O Capítulo 10, o último deste livro, trata da regulação económica e da motivação para a intervenção do Estado nos mercados, dando especial atenção à defesa da concorrência.
A abordagem dos diferentes conceitos é feita dando referência a exemplos práticos, sempre que possível, com o objectivo de levar o leitor à compreensão intuitiva das problemáticas, mesmo em situações um pouco mais exigentes do ponto de vista formal.
Em todos os capítulos é fornecida uma lista de conceitos-chave cujo significado o leitor deve conseguir explicar após a leitura. No final de cada capítulo também o desafiamos a recordar os conceitos fundamentais, respondendo a um conjunto de questões de revisão. As respostas poderão ser consultadas no livro de exercícios complementar, onde também se poderão encontrar problemas resolvidos e questões de escolha múltipla.

Princípios de Microeconomia
ISBN: 9789898823175 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Rei dos Livros Idioma: Português Dimensões: 160 x 231 x 17 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 330 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Economia, Finanças e Contabilidade  >  Economia

Sugestões

Arriscar a Pele
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,70€
Temas e Debates
A Economia em 160 Citações
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
24,90€
Edições Sílabo
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.