Pardal Monteiro 1919-2012
Sobre o livro
O ateliê Pardal Monteiro tem uma longa história que remonta a 1919, com Porfírio Pardal Monteiro em início de carreira, e se prolonga com António Pardal Monteiro e posteriormente com João e Manuel Pardal Monteiro até aos nossos dias.
Porfírio foi dos mais ativos arquitetos entre as décadas de 20 e 40, não limitando a sua ação à conceção e realização de obras, mas também ao ensino e na busca de princípios de entendimento, de racionalização de conceitos e modos de pensar a Arquitetura.
António Pardal Monteiro começa, em 1948, a trabalhar no ateliê Pardal Monteiro com Porfírio, vindo após o seu desaparecimento a dar seguimento ao seu trabalho, prosseguindo com os seus próprios projetos até aos nossos dias. A partir da década de 80 o ateliê passa a ter também como responsáveis pela concretização dos trabalhos João e Manuel Pardal Monteiro.
Tendo em consideração o elevado legado patrimonial presente em obras emblemáticas ao longo de quase um século, impunha-se a realização de uma monografia que apresentasse a panorâmica da obra do ateliê separada em dois períodos, em que o primeiro corresponde ao arquiteto Porfírio Pardal Monteiro - 1919 a 1957, e o segundo desde 1957 até aos nossos dias.