Palavras com Asas
de Marcelo Gomes Jorge Feres
Grátis
Sobre o livro
As Igrejas e as igrejas
Religião vem de religare - ligar-se novamente a Deus. Toda gente a possui de forma inarredável é destino da Criação, será arbítrio de todos ao final de tempos, não em um final de tempos. Todo e cada ser humano é uma Igreja, no sentido real e verdadeiro da palavra. Portanto, não há uma, e só uma, Igreja de Deus, e bem assim, Povo de Deus, Representante de Deus, Fé Verdadeira, Chave do Paraíso, Dogma de Verdade. Todo sistema fechado, religioso ou filosófico, peca por querer lançar à comunhão com o Uno e Verdadeiro a totalidade das coisas que são, se, para tal, há a necessidade da exclusão de outros sistemas que possam confrontar-se com o sistema que se pretenda o único correcto. Todas as religiões cristãs concordam amplamente em um único terreno - o da moral cristã. E discordam amplamente quando, imbuídas do mais genuíno espírito humano, acham de legislar sem um mandato, e acreditam ver nas pedras que tocam um qualquer pão, transmudado pelo poder superior em que se imbuem, pois que professam, com os lábios - e disso estão certas -, salvíficos credos.
Se uma religião pretender refugiar-se em um determinado templo de pedra, empedernida em conceitos e concepções exclusivistas, poderá, realmente, conservar alguma tradição, embora possa atrasar-se um tanto em conquistar as mentes e os corações daqueles que, imbuídos de boa moral, relutam em sacrificar, em altares apenas de pedra, intenções e conhecimentos que surgem do divino exercício de corações santos e de mentes pensantes.
O homem precisa libertar-se, o mundo precisa libertar-se, e nós precisamos, sim, buscar toda a verdade - que se mostra cada vez mais ampla, ao longo da nossa evolução - possível de ser buscada e encontrada, pois conhecermos, passo a passo, sim, mais e mais verdade, plena - e esse conhecimento nos libertará.