Os Sistemas de Informação Ambiental e a Gestão de Excelência
de Maria Manuela Ramos Fernandes Rebelo Duarte
Sobre o livro
Hoje em dia, como resultado da globalização da economia, as empresas enfrentam mercados cada vez mais competitivos, agressivos e adversos, onde para serem ganhadoras têm de ter capacidade de inovação, a fim de poderem aproveitar as oportunidades emergentes. Algumas destas oportunidades estão ligadas à problemática ambiental, pois as empresas pretendem encontrar alternativas para reduzir os seus consumos de recursos naturais, de água ou de energia, para a utilização de tecnologia de produção ambientalmente correctas ou limpas, para a produção de bens e a prestação de serviços amigos do ambiente ou ainda para a redução ou reutilização dos resíduos que produzem. As empresas transformam as oportunidades em pontos fortes, de modo a terem uma imagem institucional melhor junto dos consumidores e os seus produtos serem adoptados pela procura. Neste livro examina-se a actual e crescente relevância do ambiente, analisando em termos teóricos e práticos a importância dos sistemas de informação ambiental e como estes podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e uma gestão de excelência nas empresas.
(Maria Manuela Ramos Fernandes Rebelo Duarte)
I. Desenvolvimento Teórico
CAPÍTULO 1 - Considerações sobre a problemática ambiental
1. Introdução
2. Resenha da evolução histórica do ambiente
3. Evolução de questões ambientais
4. Evolução de questões económicas
5. A questão ambiental versus a questão económica
6. Novo desenvolvimento económica em direcção a um desenvolvimento sustentável
7. Algumas considerações sobre a valorimetria monetária dos recursos naturais
8. Restrições ambientais das políticas económicas
9. Instrumentos económicos e políticas ambientais
10. Ambiente versus globalização
11. Principais agentes ambientais actuantes
11.1 A sociedade civil
11.2 Algumas organizações internacionais
11.2.1. A Organização das Nações Unidas
11.2.2. A União Europeia
12. Algumas normas e legislação aplicáveis ao ambiente
13. Conclusões
CAPÍTULO 2 - Considerações sobre empresas
1. Introdução
2. Evolução histórica das empresas
3. Contexto em que as empresas operam
3.1. Alguns factores influenciadores da actuação das empresas
3.2. Grupos de interesses ou grupos intervenientes no contexto das empresas
4. Importância da inovação para as empresas
5. Ética nas empresas
5.1. Introdução
5.2. Os desafios da ética nas empresas
5.3. Ética e responsabilidade
6. A responsabilidade social das empresas
6.1. Introdução
6.2. Alguns conceitos de responsabilidade social
6.3. A dimensão interna da responsabilidade social das empresas
6.4. A dimensão externa da responsabilidade social das empresas
7. A empresa sustentável
7.1. Introdução
7.2. A eco-eficiência: sua avaliação e medição
8. Relatório de sustentabilidade e seus requisitos
9. Semelhanças entre os relatórios de sustentabilidade e os fianceiros
10. Conclusões
CAPÍTULO 3 - A Contabilidade financeira como um sistema de informação ambiental
1. Introdução
2. Considerações sobre a contabilidade financeira
2.1. Síntese histórica
2.2. A contabilidade financeira como sistema de informação
2.2.1. Utilizadores internos da informação contabilística
2.2.2. Utilizadores externos da informação contabilística
2.3. Organismos com responsabilidades na contabilidade financeira
2.4. Efeitos da contabilização dos factos ambientais
2.4.1. Aspectos conceptuais
2.4.1.1. Princípios contabilísticos geralmente aceites
2.4.1.2. Demonstrações financeiras
2.5. Normas e legislação aplicável à relevação contabilística dos factos ambientais
2.5.1. Directriz contabilística 29 da Comissão de Normalização Contabilística
2.5.2. Normas de Federação dos Contabilistas Europeus
2.5.3. Algumas normas internacionais de contabilidade do Internacional Accouting Standard Board
2.5.4. Normas contabilísticas da União Europeia
2.5.5. As normas da Organização das Nações Unidas
2.6. as questões ambientais nas demonstrações financeiras
3. Conclusões
CAPÍTULO 4 - Outros Sistemas de Informação Ambiental
1. Introdução
2. Marketing
2.1. Definições e conceitos fundamentais contidos no marketing
2.2. As variáveis do composto de marketing
2.3. O marketing e o ambiente
3. A série ISO 14000 3.1. Introdução
3.2. Importância da série ISO
3.3. Como implementar a série ISO 14000
4. Eco Management and Audit Schem
4.1. Introdução
4.2. Finalidade e Aplicação do EMAS
4.3. Como implementar o EMAS 5. Algumas conclusões
CAPÍTULO 5 - Considerações sobre a gestão das empresas
1. Introdução
2. A gestão propriamente dita
3. Ética na gestão
4. Informação como ferramenta da gestão
5. Gestão ambiental
6. Aspectos particulares das gestão ambiental
7. Sistemas de gestão ambiental e indicadores de desempenho ambiental
8. contributos para a gestão da excelência
8.1. Introdução
8.2. Modelo de gestão de excelência
8.3. Importância e aplicações do modelo de gestão da excelência
9. Conclusões
CAPÍTULO 6 - Estudo de mercado sobre o comportamento ambiental de empresas na perspectiva das empresas
1. Introdução
2. Descrição do instrumento de recolha da informação
3. Determinação da dimensão da amostra
4. Implementação do inquérito e tratamento dos dados recolhidos
5. Métodos de análise dos dados
6. Tratamento estatístico dos dados do estudo de mercado
6.1. Caracterização da amostra
6.1.1. Caracterização sócio-demográfica dos inquiridos
6.1.2. Caracterização sócio-demográfica das empresas da amostra
6.2. Resultados do comportamento ambiental das empresas
6.3. Comportamento ambiental das empresas por sector de actividade
6.4. Análise dos resultados dos factores estratégicos
6.5. Apresentação dos resultados obtidos para os grupos estratégicos
7. Confirmação dos grupos estratégicos de empresa
8. Algumas conclusões
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