Os Lugares da Exclusão Social
Um dispositivo de diferenciação pedagógica
de David Rodrigues, Stephen R. Stoer e António M. Magalhães
Sobre o livro
A exclusão social e a ‘inivisibilidade’ das pessoas e dos grupos ignorados, ou marginais, nos diferentes países do mundo tornou-se uma questão central cujas causas e implicações são amplamente discutidas. Alguns modelos teóricos - dimanados de diferentes disciplinas como a medicina, a psicologia, a sociologia, a economia - procuram ‘explicar’ as razões da exclusão social através da identificação ‘disciplinar’ destes; outros centram-se em saber como é que os sistemas produzem exclusão através da normalização de certas características dos indivíduos e grupos. Recentemente, a questão da exclusão social tem sido o objecto de investigação levado a cabo pelos próprios ‘excluídos’. Este livro aborda a problemática da exclusão social através da análise do par simbiótico exclusão social/inclusão social. A sua preocupação central consiste na problematização desse par conceptual em diferentes contextos (sociais, culturais e educationais aos níveis local, nacional e supranacional) através de uma análise dos lugares - corpo, trabalho, cidadania, identidade e território - sobre os quais a exclusão social/inclusão social tem efectivos impactos. Assim, desenvolve-se, de forma indutiva, uma abordagem das teorias sobre a exclusão social (e, é claro, da inclusão social) através do estudo dos seus efeitos reais sobre os indivíduos, grupos e sociedade com base nos três paradigmas socioculturais, quer dizer, o das sociedades tradicionais, o das sociedades modernas e o das emergentes sociedades pós-modernas.
SUMÁRIO
Prefácio à Edição Brasileira
José Eustáquio Romão
PREFÁCIO: Teorizando a Exclusão/Inclusão Social - opções pedagógicas e metodológicas
1. INTRODUÇÃO
1.1. Plano Geral
1.2. Palavras-chave
2. CINCO LUGARES DO IMPACTO DE EXCLUSÃO SOCIAL
2.1. Introdução
2.1.1. A ‘Sociedade de Risco’ e a Exclusão Social
2.1.2. A Exclusão Social como um Fenómeno Multi-dimensional
2.1.3. A Exclusão Social e a Inclusão Social como um Único Conceito
2.1.4. Cinco Lugares do Impacto da Inclusão/Exclusão Social
2.2. O LUGAR DO CORPO
2.2.1. ‘O Século do Corpo’
2.2.2. Duas Concepções do Corpo na Teoria Social
2.2.3. O Corpo e Comunicação
2.2.4. As Imagens Corporais
2.2.5. O Corpo como Lugar dos Processos de Exclusão/Inclusão Social
2.2.6. O Corpo como Agência
2.2.7. Conclusão
2.3. O LUGAR DO TRABALHO
2.3.1. Trabalho e a Relação entre Identidade Ocupacional a Sociedade Industrial
2.3.2. A Reconfiguração do Trabalho e da Identidade Ocupacional
2.3.3. Trabalho, Globalização e Inclusão/Exclusão Social
2.3.4. Conclusão
2.4. O LUGAR DA CIDADANIA
2.4.1. Sintomas de Mudança da Ontologia Social da Modernidade
2.4.2. A Ontologia Social da Modernidade
2.4.3. A Reconfiguração do Contrato Social Moderno
2.4.4. "A Diferença Somos Nós"
2.4.5. Conclusão: Exemplos das Novas Formas de Cidadania - os desafios à gestão política dos istemas educativos
2.5. O LUGAR DA IDENTIDADE
2.5.1. Introdução
2.5.2. A Construção da Identidade em Contextos Tradicionais
2.5.3. A Construção da Identidade no Contexto da Modernidade Capitalista
2.5.4. A Pluralização da Narrativa do Estado-Nação e os Locais em que a Identidade se Forma
2.5.5. O Ornitorrinco como uma Metáfora Orientadora
2.5.6. Conclusão
2.6. O LUGAR DE TERRITÓRIO
2.6.1. Território como Constructo Social
2.6.2. O Território Homogéneo
2.6.3. Des/Reterritorialização do Território
2.6.4. Conclusão
2.7. CONCLUSÃO
3. BIBLIOGRAFIA
3.1. Prefácio
3.2. Cinco Lugares do Impacto de Exclusão Social
3.3. O Lugar do Corpo
3.4. O Lugar do Trabalho
3.5. O Lugar da Cidadania
3.6. O Lugar da Identidade
3.7. O Lugar de Território
3.8. Conclusão