O Velho e o Mar
de Thierry Murat
Grátis
Sobre o livro
Cuba, início dos anos 1950. Santiago, um velho pescador, sai para o mar após 84 dias sem pescar um único peixe. Todos os habitantes da ilha afirmam que Santiago está velho de mais e em maré de azar, mas Manolin, o pequeno rapaz, continua a acreditar nele apesar dos comentários depreciativos dos pais.
Ao 85.º dia, Santiago decide partir para o mais longe possível, ao largo do Golfo, em busca do peixe que lhe devolverá o respeito dos habitantes da ilha. É então que encontra um magnífico espadarte, enorme e forte. A luta homérica entre o velho e o peixe predador durará três dias e três noites: no regresso a terra firme, o velho, derrotado, recuperou a dignidade entre os seus pares após uma batalha corajosa.
Respeitando o estilo e o ritmo do texto original de Ernest Hemingway, Thierry Murat conseguiu transpor para imagens a mais fiável adaptação da poética aventura de O Velho e o Mar.
Expresso (5 *****)
Comentários
-
Um clássico reinventado
Um clássico da literatura reinventado com imagens que são de pura poesia, o livro ganhou nesta obra mais profundidade, é belíssimo. Se gostou deste género recomendo o Diário Gráfico de Anne Frank.
Aqui está uma prova do que a nova moda das novelas gráficas pode fazer pela difusão da leitura dos clássicos. Fiel ao argumento inesquecível de Hemingway, talvez um pouco difícil (porque de narrativa lenta) para os mais jovens, este autor transporta para o papel em cores e traços toda a tensão desta afinal amizade de um velho e um peixe que que vão tendo no seu encontro a razão da sua sobrevivência. Este velho queimado e enrugado pelo sol tem muito do Santiago que imagem quando, ainda pequena, este livro me chegou às mãos. Parece-me, por isso, uma boa forma de introduzir jovens (14 anos por exemplo) na obra deste autor maior.
Uma adaptação completamente genial do clássico de Hemingway! É especialmente de louvar que tenham sido respeitados todos os detalhes, todas as pausas da obra clássica do autor. Mesmo que já tenham lido o clássico, vale a pena revisitar Santiago nesta nova forma literária!
Uma verdadeira aventura do Homem Vs. Natureza. Para quem já leu o clássico de Hemigway, esta novela gráfica é um verdadeiro deleite!