O Último Ritual
de Yrsa Sigurdardóttir
Sobre o livro
Assim reza a carta que, escrita com o próprio sangue do seu filho Harald, Amélia Guntlieb recebe na Alemanha, dias depois da polícia islandesa ter encontrado o corpo do estudante na faculdade de História de Reiquiavique: um cadáver ao qual retiraram os olhos e está marcado com estranhos símbolos que deixam os investigadores forenses entre o espanto e o choque. Decepcionados com o trabalho da polícia,e desejosos de descobrir a verdade da forma mais discreta possível, os pais de Harald contratam Porá, uma advogada islandesa que ajudará Matthew, o advogado alemão e antigo polícia, enviado pela família.
Porá e Matthew iniciam uma investigação que os levará desde a moderna Reiquiavique ao Noroeste da ilha, uma zona inóspita e selvagem onde, como em muitos outros lugares da Europa, se levaram a cabo execuções de dezenas de pessoas acusadas de bruxaria.
Para desvendar este crime, que parece ter sido inspirado em rituais ancestrais, os advogados terão de explorar documentos e vestígios do nefasto período da história da Islândia da Idade das Trevas.
Um extraordinário êxito mundial, traduzido em trinta países. O Último Ritual é a estreia literária daquela que é já considerada a nova rainha do thriller da actualidade.
Ana Morgado
«Um mistério perfeito, impossível parar de ler até ao último fôlego, onde todos os pormenores foram pensados.»
DV newspapper (Islândia)
«Da Islândia, surge uma nova e surpreendente voz, num estilo vulcânico e excepcionalmente bem ritmado.»
Dagbladet newspapper (Suécia)