O Tempo e o Espaço em Que Vivi
II - Revolução e Contra-Revolução na América Latina
de Miguel Urbano Rodrigues
Sobre o livro
"Miguel Urbano Rodrigues pertence a uma geração que nasceu quando a I República agonizava. O espírito de rebelião atirou-o para um prolongado exílio. Foi na América Latina que na sua marcha, por longo tempo incerta, o jovem burguês em busca de um sentido para a vida se transformou lentamente no revolucionário.
Residindo hoje em Havana, sem possibilidade de consultar arquivos, a memória e a reflexão sobre a História constituem os instrumentos básicos deste livro, primeiro título de uma trilogia que pode ser enquadrada no género Memórias e onde perfis de gente tão diferente como Humberto Delgado, Henrique Galvão, o poeta Daniel Filipe, o pensador Ortega y Gassett, o toureiro Carlos Arruza, Amílcar Cabral, e como pano de fundo os colectivos de combatentes da revolução africana, das revoluções latino-americanas e dos antifascistas portugueses do Brasil substituem os documentos na iluminação de acontecimentos em que participou.
O leitor encontrará no caminhar de Miguel Urbano Rodrigues a evocação de aventuras como o aparecimento e crise do "Diário Ilustrado" e a sua entrada no «Santa Maria», e de episódios como encontro com dirigentes do MPLA e do PAIGVC em Conakry, o descobrimento do Brasil profundo e o terramoto interior que desembocou na adesão ao Partido Comunista."