O Sol da Meia-Noite
Contos para a Juventude
de Manuel da Silva Ramos
Grátis
Sobre o livro
Obra dividida em duas partes, inicia com o texto O Sol da Meia-Noite, novela feroz e com um cunho autobiográfico, eroticamente incandescente, cheia de álcool, nervos e dias de loucura, uma descida aos infernos da noite lisboeta, que lança também um olhar novo sobre um Portugal frustrado e enfadonho, dando do sexo uma visão salvadora. A este texto segue-se o conjunto de Contos para a Juventude, destinados aos espíritos jovens e fortes, onde igualmente surge o sexo como motor da vida e da criação, e a viagem como um constante complemento do amor.
O amor, o sexo e o algures são tratados como experiências inabaláveis que, aliados à prodigiosa e subversiva imaginação do autor, dão ao destino de um homem um valor incalculável.
Manuel da Silva Ramos impõe-se aqui como um poderoso escritor de temas eróticos, a par dos grandes confrades estrangeiros, Miller, Bukowski ou Selby, uma raridade no panorama da literatura portuguesa.
Os outros textos são "contos para a juventude". Exceptuando um, em todos eles o narrador é também o obsessivo protagonista de mais histórias de encontrões afectivos e muito sexo efectivo (digamos que há, em todos estes textos, uma poética e verdadeira fúria de f..., se é que o contexto nos permite o vernáculo).»
Mário Santos, Público