Sobre o livro
Toda a reflexão epistemológica que pretenda um esclarecimento sobre problemas relacionados com o estudo das várias ciências requer uma investigação prévia sobre o próprio conhecimento: um conhecimento do conhecimento e uma defesa do seu próprio estatuto e da sua fiabilidade. Esta tarefa consiste numa 'crítica', que deverá assumir uma certa atitude 'transcendental', orientada para a reconstrução - e não 'desconstrução' - do processo cognitivo desde os seus fundamentos.
A elucidação filosófica de conceitos fundamentais para compreender o que é o conhecimento - como a percepção, a intuição, o raciocínio, a compreensão, e também a dúvida, a incerteza, a expectativa, a procura - é um complemento essencial da análise estrutural do processo cognitivo. Neste sentido se compreende que Wittgenstein tenha afirmado que a teoria do conhecimento é a filosofia da psicologia.
"O que é o conhecimento?" é uma breve introdução aos problemas centrais da Epistemologia destinada a estudantes, professores e a todos aqueles que se interessam pelas questões da teoria do conhecimento.