O Prof. Doutor Costa Simões
O Passado como Exemplo no Futuro
de Nuno Salgado
Sobre o livro
Consideramos o Prof. Costa Simões o maior vulto do concelho da Mealhada, onde nasceu, e, aprofundando o conhecimento da sua obra em Coimbra, chegamos à conclusão de que não desmerecerá, se o compararmos com os maiores homens da nossa Lusa-Atenas.
Comemorando-se em 26 de Novembro de 2003 um século sobre a sua morte, entendeu a Associação de Aposentados da Bairrada, oportuno e necessário, lembrá-lo, pois sentimos que nem "a sua presença", no baixo-relevo da porta principal da Faculdade de Medicina tem sido suficiente para ser conhecido, e reconhecido, por todos quantos diaramente ali passam...
Em prazo muito curto para investigar, o Juiz Conselheiro Dr. Nuno Salgado consegue mostrar-nos quão importante foi para Coimbra o "Velhinho", como era carinhosamente tratado pêlos "seus estudantes".
A Reitoria da Universidade de Coimbra aderiu à nossa iniciativa, assumindo o encerramento deste ciclo de um ano de comemorações, dando assim o maior relevo ao programa geral.
A publicação do texto do Juiz Conselheiro, Dr. Nuno Salgado "O PROF. DOUTOR COSTA SIMÕES: O PASSADO COMO EXEMPLO NO FUTURO" e o catálogo da exposição realizada na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral, coordenada pela Dr.ª Maria da Graça Pericão, da Biblioteca da Faculdade de Medicina, são o culminar de uma "lembrança" que a Associação de Aposentados da Bairrada agradece reconhecida.
26 de Novembro de 2003
J. A. BRANQUINHO DE CARVALHO