O País dos Outros
de Leïla Slimani
Grátis
Sobre o livro
Da aclamada autora franco marroquina Leïla Slimani, uma atmosférica e inquietante saga familiar que põe em relevo uma mulher enredada entre duas culturas, dividida entre a dedicação à família e o amor à liberdade com que cresceu.
Em 1944, Mathilde, uma jovem alsaciana, apaixona-se por Amine, um oficial marroquino que combate no exército francês durante a Segunda Guerra Mundial. Terminada a guerra, o casal muda-se para Marrocos e instala-se perto de Meknés. Amine dedica-se a recuperar a quinta herdada do pai, tentando arrancar frutos de uma terra pedregosa e estéril.
Enquanto isso, Mathilde começa a sentir o jugo dos costumes conservadores do novo país, tão sufocante quanto o seu clima. Nem a maternidade apaga a solidão que sente no campo, longe de tudo, num lugar que não é o seu e a verá sempre como estrangeira.
Comentários
-
Raízes múltiplas
´´(...) O que podemos esperar encontrar neste “país dos outros”? O leitor será confrontado, desde logo, com as peripécias e desventuras de um casal que, por aqueles tempos, seria atípico. Uma jovem alsaciana e um militar marroquino que combateu pela França, na época em que Marrocos era ainda um protetorado, a poucos anos da sua independência. Assistirá ao choque ou tensão cultural, que inclui o confronto ou coabitação de religiões e costumes, os quais se toleram mutuamente, sem no entanto se misturarem (e muito menos se fundirem). No entanto, são sobretudo modos e estilos de vida que se vão desafiar permanentemente, os diferentes padrões de ética, o dia-a-dia, os valores. E estas sociedades que se cruzam mas se ignoram, com algum mal-estar, que partilham o mesmo espaço geográfico, refletem-se na vida atribulada do casal e na educação dos filhos pequenos, na sua relação com o meio envolvente.(,,,)´´
O livro retrata a vida de Mathilde, uma francesa que casa com um marroquino e vai morar para Marrocos. Através deste livro, a autora conseguiu representar bem a cultura marroquina e também a francesa e a dificuldade de ir viver para um país com uma cultura diferente da que estamos habituados.
Um romance magistral da autora franco-marroquina, Leila Slimani. O choque de culturas, o sentir-se estrangeiro numa terra que não é a nossa, é aqui tão bem retratado que nos sentimos solidários com Mathilde. Ela francesa, ele marroquino. Uma saga familiar em que a protagonista se vê dividida entre duas culturas tão díspares. O amor aos filhos e à nova família que construiu, em constante tensão com a liberdade que sempre conheceu, e que teve que abdicar neste novo país tão diferente do seu país natal.