O Mundo não é um Brinquedo
de Philippe Meirieu
Sobre o livro
O mundo não é um brinquedo. É isto que afirma Philippe Meirieu, diante do fenómeno preocupante que tende a transformar o nosso universo numa enorme ludoteca. Por todo o lado se brinca, sob a capa da irisão ou da seriedade: na Bolsa, na escola, às guerras, às seduções e às destruições… mas muitas vezes deixando atrás de nós verdadeiros cadáveres e seres humilhados ou enraivecidos. Porque se é brincando que a criança descobre o mundo, é também brincando que o adulto o destrói. Ter-nos-emos tornado "reis-meninos" incapazes de distinguir o jogo da realidade e destruindo todo o que nos é dado?
Torna-se urgente acompanhar as crianças e os adolescentes na sua descoberta do mundo, para os ensinar a compreender a fragilidade dos outros e a resistir à tentação da omnipotência, para os preparar para combater a hegemonia do jogo, que é também a hegemonia do desdém e da violência. Tornam-se necessárias orientações pedagógicas claras e um projecto político.
Philippe Meirieu guia-nos nesta questão, a partir de uma série de reflexões curtas, onde aborda a educação das crianças, a formação dos cidadãos, o impacto da televisão, das relações familiares, da educação ambiental, da autoridade dos adultos e do papel da escola. Cada um poderá encontrar neste livro um eco das suas preocupações, ferramentas de reflexão e pistas para a acção. Tudo dentro do mesmo princípio base, cada vez mais essencial: não podemos reduzir o mundo a um brinquedo, um ecrã, um objecto de cobiça, mas devemos aprender a viver em conjunto e a fazer de modo a que dure mais que nós.