O Jardim dos Animais com Alma
de José Rodrigues dos Santos
Grátis
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2021
O cadáver de um etólogo aparece num tanque do Oceanário. Pistas comprometedoras são descobertas na posse da sua colaboradora Maria Flor. A Judiciária decide prendê-la. Só uma pessoa a pode ajudar: Tomás Noronha.
Para ilibar a mulher, Tomás terá de encontrar o verdadeiro autor do crime. Isso implica compreender o trabalho secreto da vítima. E decifrar uma misteriosa pintura esotérica de Hieronymus Bosch. No fim do caminho está um dos mais maravilhosos segredos da natureza.
A inteligência, a emoção e a consciência animal.
Quem é o verdadeiro assassino? Porque foi morta a vítima? Qual a relação entre o homicídio e a pintura mística de Bosch? E, sobretudo, que ligação existe entre o crime e o genocídio que os seres humanos lançaram contra a vida no nosso planeta?
Quem são as verdadeiras bestas? Nós ou os animais?
Com O Jardim dos Animais com Alma, o escritor favorito dos portugueses está de volta com uma aventura que coloca o Homem diante da natureza e nos mostra quão bestas são os humanos e quão humanas são as bestas.
Baseando-se na pesquisa científica mais avançada, José Rodrigues dos Santos revela-nos as grandes descobertas recentes sobre os animais e confronta-nos com a sua verdadeira natureza.
Comentários
-
Recomendação para alguns gostos
O livro aborda um tema pertinente e sensível. Creio que não é para todas as pessoas gostarem. Espelha com precisão a presente inconsciência nas atitudes da raça humana perante os animais, alertando ainda para aquilo que são os interesses políticos e económicos na destruição do ambiente. Tem uma escrita simples mas, por conta de ser repetitivo e extenso, vai-se tornando aborrecido nos momentos de pouca ação. Considero que seja uma leitura importante pois ajuda com que sejamos lúcidos da realidade, mas que requer uma certa maturidade para se compreender aquilo que José Rodrigues dos Santos realmente pretende transmitir aos leitores. No entanto, o autor apenas aborda a indústria agropecuária como a causadora das alterações climáticas, sendo que existem tantas outras. Em relação ao romance policial e ao desenrolar da história, é o menor dos focos da obra.
-
Recomendo
História muito bem conseguida. Importante reflexão sobre a forma como vivemos e nos comportamos em relação aos animais.
-
Um livro excepcional
Um livro que reflete o que os seres vivos são e mostra como a teoria behaviorista não será a forma correta de estarmos/pensarmos/agirmos atualmente. É um olhar para a Vida com o saber de hoje. É um testemunho da realidade quer na vertente dos seres vivos, quer do ambiente e do poder interminável dos interesses económicos que continuam a destruição do nosso mundo.
-
Perda de Tempo e Dinheiro
O que se intitula como um policial é afinal uma dissertação tendenciosa da forma de alimentação dos Homens! A vida das vacas!!! É mau, aborrecido do principio ao fim, uma história sem sentido.
-
Grande Desiusão
Depois de o ler, a imagem do enigma que José Rodrigues dos Santos nos habituou nos seus livros, só conta 10% do livro. Todo o restante do livro é uma coleção de flashbacks e um manifesto vegano que coloca a culpa do efeito de estufa e das pandemias no consumo de carne, esquecendo-se de todas as outras causas que contam para o efeito de estufa. Nem parece um livro escrito por alguém que evitou a cultura do cancelamento e agora se colocou a jeito desta mesma cultura.
-
O Jardim dos Animais com Alma
O Jardim dos Animais com Alma é dos melhores livros que li do autor, desde a escrita descomplicada, o desenvolvimento do enredo até à pertinência do tema. Uma obra que desmitifica as "falsas verdades" do comportamentalismo behaviorista e nos alerta vivamente, não só para a consciência animal, o nosso ego, como também para o maior elemento de causa das alterações climáticas - a indústria agropecuária. É com base nestas características que torna esta obra tão aprazível.
- ver menos comentários ver mais comentários
Neste livro, somos levados a questionar as práticas adotadas por essas empresas e seu impacto no meio ambiente e no bem-estar animal. Rodrigues dos Santos apresenta uma análise perspicaz e direta sobre um tema atual e urgente, convidando os leitores a refletirem sobre o que realmente significa sustentabilidade e ética na produção de alimentos em larga escala.