O Impacto do Terrorismo nas Cadeias Globais de Abastecimento
de Jonas Lima
Grátis
Sobre o livro
Na primeira parte desta obra justifica-se a necessidade das cadeias avaliarem o risco que lhes está associado e que características gerais deverão ter os respectivos planos de gestão de risco, realizando-se igualmente uma breve caracterização dos tipos de terrorismo existentes.
Pretende-se isolar do "bolo" do Risco a fatia correspondente ao Terror, procurando formas adequadas para o seu tratamento e quantificação nos sistemas logísticos actuais, destacando-a claramente dos restantes riscos genéricos.
Posto isto, desenvolveu-se uma proposta de modelização que permita a cada um dos elos de uma determinada cadeia, quantificar o nível de risco que ele próprio possui e a cadeia em que se encontra.
A quarta parte da obra incide sobre o levantamento das medidas de segurança mais significativas para as cadeias, cujo desenvolvimento e implementação tenha por objectivo fazer face à ameaça terrorista. Faz-se então a caracterização de cada uma delas e uma análise crítica quanto ao seu impacto não só na segurança mas também nos processos e relações dos players da cadeia.
Em seguida, e depois de devidamente caracterizada a cadeia de abastecimento da indústria farmacêutica, testa-se a aplicabilidade da metodologia proposta nesta mesma cadeia, concluindo-se com comentários finais sobre o estado actual da segurança nas cadeias de abastecimento e as linhas de orientação para o futuro.