O Futebol e a Monotorização do Sono
de Jerry Silva
Sobre o livro
O desporto profissional e a busca da excelência no desempenho e performance dos praticantes profissionais coloca uma particular primazia na recuperação física. Porém, um acto aparentemente tão simples como a colocação ou utilização de um mecanismo tecnológico destinado a apreender a duração e a qualidade do sono dos jogadores, do ponto de vista do enquadramento jurídico, é um confronto entre direitos e deveres recíprocos das partes e contempla um processo complexo.
Este livro tem como objecto a especificidade do contrato de trabalho do praticante desportivo e em concreto a monitorização do sono dos praticantes profissionais de futebol, em dia de repouso, à luz do Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD), tendo em linha de conta as situações de tratamento invocadas pela entidade empregadora, os direitos e deveres do jogador profissional e assim a reserva da vida íntima.
Além dos prefácios assinados por individualidades do mundo do futebol, o livro encerra com contributos de especialistas de diferentes áreas, que enriquecem esta temática: Dr .Alexandre Mestre (ex-Secretário de Estado do Desporto), António Oliveira (ex-seleccionador nacional, treinador, jogador e advogado), Prof. Dr. José Neto, Prof. Dr. João Ribeiro (fisiólogo do SC Braga), Dr. Paulo Cutileiro (ex-Vereador do Desporto da CM Porto e advogado) e Manuel Queiroz (Presidente do CNID).