O Fantasma de Estaline
de Martin Cruz Smith
Sobre o livro
Enquanto a neve cai sobre Moscovo, o fantasma de Estaline aparece numa estação de metro. Arkady Renko, o pária do gabinete do Procurador, investiga uns homicídios que podem implicar dois dos detectives de maior prestígio da corporação, Isakov e Urman, e é enviado para averiguar a alegada aparição do fantasma.
No meio da tempestade, porém, nada é o que parece à primeira vista. A namorada de Renko, Eva, e o filho adoptivo, Zhenya, parecem estar em sarilhos. A dona de uma agência de matrimónios quer ver o marido morto. Uma inocente «Noiva Russa» ataca com garrote. Um grande-mestre do xadrez imiscui-se na vida de Renko e arrasta-o para a linha de fogo. Comunistas da linha dura juntam-se para cantar com Estaline. «Cavadores Vermelhos» desenterram segredos ocultos há meio século numa floresta desolada e Renko descobre fantasmas que toda a vida o aguardavam...
Enquanto a Rússia vira cada vez mais à direita, Renko sai cada vez mais de compasso. O Fantasma de Estaline não é apenas um thriller original e profundamente humano, mas também uma poderosa evocação da nova Rússia emergente.
«Este magistral romance de suspense lança uma luz esclarecedora sobre a Rússia contemporânea.
Publishers Weekly
«Não conseguimos parar de ler este novo thriller de Martin Cruz Smith. As personagens são fascinantes, o diálogo inteligente, e as reviravoltas na história são arrepiantes.»
Bookmarks Magazine
«O Fantasma de Estline é uma história inquietante do princípio ao fim. Somos constantemente surpreendidos com as reviravoltas e as surpresas do enredo.»
The Book Reporter