Sobre o livro
Este livro tem de ser lido com a mente aberta e o coração dócil. Apresenta, com coerência e objectividade, os múltiplos aspectos englobados no espiritualismo, isto é, naquele conjunto de escolas esotéricas que abarcam um largo espectro de doutrinas e filosofias, mas que têm uma visão comum do espectáculo cósmico de que somos parte, visão essa que se baseia em três conceitos-chave: o de evolução, o de karma e o de reencarnação.
Nele se abordam, primeiramente, as questões metafísicas relacionadas com o tema essencial, que é Deus; em seguida, as questões estruturais ligadas ao Universo global a que pertencemos e, por fim, as questões práticas envolvidas na organização energética chamada Homem, e que ditam o nosso comportamento e as influências invisíveis a que estamos sujeitos.
Também nele se fala de muitos assuntos incómodos, tais como as várias linhas de evolução paralelas que coexistem no nosso planeta: fohat, prana e Kundalini - as três forças presentes nos processos do Universo -, chakras, raios energéticos e governo interno do mundo, elementais, anjos e arcanjos, mestres espirituais, seres extraterrestres.