O Direito de Petição

Cidadania, participação e decisão

de Maria Luísa Duarte 

Bertrand.pt - O Direito de Petição
Editor: Coimbra Editora
Edição: outubro de 2008
14,84€
Esgotado ou não disponível

Em 1791, no Relatório submetido à Assembleia Constituinte, LE CHAPELIER definiu o direito de petição como "le droit le plus précieux qui existe dans l'ordre social, l'apanage essentiel de la liberté". A sua importância varia, decerto, em função de factores múltiplos de modelação do sistema de governo, mas o direito de petição faz parte do código identitário da democracia política.
Em particular, pela via da solicitação ao órgão parlamentar e representativo, o direito de petição assegura um canal aberto e permanente de comunicação entre o corpo social e os poderes constituídos. Esta função garante ao direito de petição o seu lugar cativo na galeria dos instrumentos de participação política, mesmo que nas democracias contemporâneas os cidadãos possam projectar a sua voz através de outros meios, de eficácia equivalente e mesmo superior à do histórico direito de petição.
Nesta obra procura-se uma noção operativa de direito de petição; continua com um ponto dedicado às origens do direito de petição, em especial no direito português, e às suas desdobradas manifestações no Direito Constitucional Comparado, no Direito Internacional Público e no Direito da União Europeia. Segue-se a avaliação, retrospectiva e prospectiva, do direito de petição na sua articulação com o Estado de Direito democrático, tanto na vertente clássica de democracia representativa como na vertente aberta pelas novas exigências de participação do cidadão na decisão pública. Trata, a seguir, da matéria especificamente relacionada com o enquadramento jurídico-constitucional do direito de petição — primeiro, na óptica do seu estatuto de direito, liberdade e garantia; depois, pela análise, embora sumária, do regime legal vigente que fundamenta o seu exercício no sistema português. Da relação entre o exercício do direito de petição e o exercício do poder de decisão se ocupa a parte final desta exposição que termina com uma abreviada enunciação das principais ideias a reter no remate deste estudo consagrado ao direito de petição.
- O direito de petição - noção e âmbito
- Manifestação do direito de petição
- O direito de petição e o Estado de Direito democrático
- O direito de petição e o seu recorte constitucional como direito, liberdade e garantia de participação política
- O direito de petição e o regime normativo vigente
- Exercício do direito de petição e exercício do poder de decisão

O Direito de Petição
Cidadania, participação e decisão
ISBN:
9789723216110
Ano de edição:
10-2008
Editor:
Coimbra Editora
Idioma:
Português
Dimensões:
160 x 230 x 9 mm
Páginas:
160
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.