Sobre o livro
Esboço geral das escolas de pensamento dominantes sobre o desenvolvimento cognitivo, com um enfoque especial em Piaget. São apresentadas as suas ideias assim como um leque de respostas críticas e alternativas. Peter Sutherland examina a aplicação destas escolas de pensamento ao ensino das crianças na escola pré-primária, básica e secundária. Cada capítulo inclui um resumo, um questionário, para discussão e auto-avaliação, e o livro finaliza com um glossário de termos.
Piaget teve provavelmente um maior impacte no ensino, nos anos do pós-guerra, do que qualquer outro psicólogo. E, desde os inícios dos anos 70 que se tem verificado fortes reacções contra Piaget, de diversos quadrantes. Em alguns casos, este facto levou à apresentação de perspectivas alternativas. Noutros, assistiu-se à síntese de novas ideias com as de Piaget.
Uma obra destinada à formação de educadores e professores, quer em fase de aprendizagem quer em formação contínua, bem como a técnicos, pais e profissionais preocupados com a educação.