O 5 de Outubro e a Implantação da República
de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Sobre o livro
«A República é um regime político que assenta em três grandes princípios: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Estes princípios tornaram-se o lema da Revolução Francesa em 1789. Até então, todos os países da Europa eram Monarquias, ou seja, eram governados por um rei que herdava o trono porque só à família real se reconhecia o poder de governar.
Além disso as pessoas ainda aceitavam como natural a existência de diferentes grupos sociais — o povo, o clero, a nobreza — com direitos e deveres diferentes.
E mesmo dentro de cada grupo havia hierarquias, por exemplo, entre a nobreza havia famílias com mais prestígio e mais próximas da família real que por lei tinham mais direitos do que as outras.
Os ideais republicanos puseram em causa não só a forma de governo como a própria estrutura da sociedade. Para os republicanos os seres humanos valem todos o mesmo, quer tenham nascido num palácio ou numa cabana, pelo que a lei deve ser igual para todos. O que na verdade pode distinguir as pessoas e determinar-lhes o destino são as qualidades e as acções de cada um. Ao Estado compete assegurar que todos tenham iguais oportunidades.» [p.5]